Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Primeiro, você precisa visitar um salão de arte ou uma papelaria e comprar tintas, contornos para o trabalho, botões para fixar o material em uma maca, pincéis. Bem, é claro - o tecido. Ideal para batik - seda natural. Aconselho um artista iniciante a escolher materiais mais baratos - seda artificial, crepe de chine, cambraia, chiffon. O material selecionado deve ser lavado e passado a ferro. Muitos tecidos encolhem após a lavagem, portanto, você deve cuidar disso com antecedência. A impregnação de fábrica na superfície pode danificar bastante a limpeza e a beleza da imagem - ela deve ser removida com água e sabão.
Vamos começar com o contorno ou reserva, como os profissionais chamam. O contorno é usado para que as cores do tecido não se espalhem e não se misturem. Os mestres profissionais de batik desenvolveram seu pessoal de reserva pessoal. Mas só precisamos de um tubo comprado em uma loja. Você pode usar uma reserva de líquido aplicada ao desenho usando um tubo de vidro especial. Ele inclui gasolina, portanto, não é recomendável usá-lo em instalações residenciais.
Para que a imagem seja precisa e a imagem seja exatamente como você a pretendia - o tecido precisa ser fixado na maca, puxando-a bem. Você pode comprar um subquadro ou fabricá-lo a partir de uma tábua ou compensado, envolvendo-o com fita adesiva para não danificar o tecido. O material é anexado a ele com botões comuns de papelaria, de preferência com cabeças altas, para que seja mais conveniente removê-lo.
Então, tudo está pronto para a criatividade. O tecido é lavado, esticado em uma maca. A arte mais interessante começa. Você pode criar um esboço em um pedaço de papel de parede antigo, usar uma imagem encontrada na Internet ou apenas fazer um desenho de fantasia sem determinados contornos. Qualquer uma de suas encarnações no tecido será magnífica graças à modulação de cor e originalidade. É desejável preencher o rascunho entre o subquadro e o material para que ele se ajuste perfeitamente ao tecido.
Lentamente, tentando não perder a conexão das linhas no desenho, desenhe os contornos da futura obra-prima. Seja extremamente cuidadoso e atencioso - o contorno que entrou no lugar errado não será lavado por nada e pode arruinar a integridade da sua imagem. Depois que a reserva secar, verifique se todas as conexões estão fechadas para que o vazamento de tinta em uma brecha não detectada não estrague o clima. Isso é feito de maneira muito simples com um pincel úmido, desenhamos ao longo de todo o contorno da figura - onde a umidade começa a vazar - pintamos.
A tinta para o batik é líquida - basta digitar no pincel e transferi-lo para o desenho.
As escovas devem ser usadas apenas de forma natural - a partir de pêlos de esquilo ou de uma coluna. Experimente um efeito interessante - despeje um pouco de sal na tinta ainda molhada e deixe secar - o efeito irá surpreendê-lo. Quando você tiver preenchido completamente a imagem com cores, deixe secar em uma maca por pelo menos um dia.
Em seguida, deve ser removido e passado com um ferro quente sem vapor por 5-10 minutos, lave. Não se assuste se a água estiver colorida durante a lavagem - toda a tinta não será lavada, mas apenas o seu excesso. O produto seco precisa ser acariciado, processado nas bordas e invejado por outros.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send