Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Nesta oficina, mostrarei como criar um sistema de energia de garagem totalmente autônomo. Embora a garagem tenha uma rede elétrica estacionária, decidi recusá-la, porque há muitas interrupções no trabalho ... Muitas vezes, não há luz para dívidas.
Uma das principais vantagens de uma usina de energia solar é sua total autonomia e independência. Considerando que não estou na garagem há um dia inteiro, a capacidade do meu sistema é suficiente para todas as necessidades.
Eu usei um poderoso painel solar de 100W, para que a bateria possa carregar mesmo em dias nublados. Obviamente, um painel solar de 10W seria suficiente, mas decidi tomá-lo com uma margem, caso eu tivesse que aumentar repentinamente a potência de todo o sistema.
O que o sistema solar fornece?
- - luz LED na garagem. Considerando o consumo atual de tiras de LED (não mais que 2 A), o tempo de iluminação contínua será em torno de 25 horas, o que é o dobro do necessário, considerando o período noturno médio de 12 horas.
- - Uma rede com três soquetes de 220 V com capacidade de carga de 400 watts. Um inversor é usado para converter corrente. A saída é uma tensão sinusoidal estável. Além disso, o inversor possui duas entradas USB para alimentar dispositivos móveis, com uma corrente de até 3,1 A.
- - A luz acende automaticamente quando o portão é elevado, o que é muito conveniente, especialmente à noite.
Todos os elementos de um sistema autônomo de alimentação foram adquiridos, com exceção de caixas de derivação, tubos para fios, etc.
Eu dou uma lista com links para a loja:
O painel solar de 100 W está pronto, você certamente pode montá-lo, mas eu comprei - aliexpress
Controlador de carregamento - aliexpress
Uma bateria de 12 V 100 Ah na oficina mais próxima.
Terminais de bateria - aliexpress
Inversor 400w - aliexpress
Reed switch com ímã - aliexpress
Fita LED - aliexpress
Esquema de energia solar
O painel solar e a bateria estão conectados ao controlador. O controlador controla o carregamento da bateria, fornece a corrente ideal e não permite descarregar completamente. Tiras de LED e inversores estão conectados à saída do controlador.
Para fazer a luz acender automaticamente, usei um interruptor de palheta. Como as tiras de LED consomem uma corrente de cerca de 2 amperes, elas não podem ser comutadas por uma chave de palheta, você precisará adicionar um relé que absorve toda a carga.
Com o esquema, acho que não haverá perguntas.
Algumas palavras sobre instalação
Todo o sistema é classificado por padrão. Os fios são tubos embalados, conectores em caixas de junção.
A foto mostra como um interruptor de palheta é montado com um ímã móvel no próprio portão.
As tiras de LED são simplesmente esticadas e presas em clipes especiais.
Eu também gostaria de falar sobre a instalação de um painel solar. Um buraco é perfurado no telhado, no qual um pedaço de tubo é inserido. Para excluir qualquer vazamento de água, uma peça sobressai do teto a uma pequena distância. Selamos e revestimos com betume líquido ou alcatrão. Nós conectamos o painel, passamos os fios através deste tubo. Colocamos o painel horizontalmente e também revestimos as bordas com betume líquido. Tudo saiu hermeticamente. O telhado tem uma ligeira inclinação e, de qualquer forma, a água escorrega.
Mais uma vez direi que o sistema é completamente autônomo e não precisa de manutenção. Se for necessário apenas verificar periodicamente a bateria.
O resultado após várias semanas de operação
A usina de energia solar se provou perfeitamente. Pode ser feito para uma residência de verão, um celeiro, etc. Em geral, onde não há fornecimento de eletricidade. Você mesmo pode fazer uma usina com qualquer capacidade e não depender mais de ninguém.
É muito saudável não depender de ninguém.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send