Lanterna funciona com o calor da mão

Pin
Send
Share
Send

Que tipo de energia humana não é usada para convertê-la em energia elétrica. Chegamos à térmica. Vou mostrar-lhe como fazer uma lanterna elétrica LED eterna que usa o calor do nosso corpo.
Uma das empresas ocidentais produz essas lanternas, usando o calor do seu dedo. Um LED brilha lá. Decidi aumentar o tamanho da lanterna, criando uma lanterna eterna.

A eletricidade é suficiente para iluminar brilhantemente o painel de LEDs da lâmpada antiga da bateria.
O que é necessário para fazer esta lâmpada eterna?
  • Peltier elements - 4 peças, compre aqui - aliexpress
  • Um pedaço de alumínio.
  • Conversor de impulso - aliexpress
  • Painel de LED da lâmpada antiga.

Eu falei sobre o trabalho do elemento em um artigo anterior - energia livre em sua casa, não vamos parar por aqui.

Circuito lanterna


O esquema é este - todos os quatro elementos Peltier são conectados em série: mais a menos e, em seguida, esse circuito é conectado a um conversor de impulso.

Verificação preliminar


Temos um radiador grande e verificamos o desempenho do circuito. O radiador esfria os elementos da parte inferior e eu os aqueço com a mão da parte superior. Na saída dos elementos, uma tensão de cerca de meio volt aparece. Isso é suficiente para iniciar o conversor de impulso. O LED conectado à saída do conversor brilha intensamente - testemunho de sua operação.

Fazendo uma lanterna nos elementos Peltier


Agora vamos dar vida a tudo. Pegue uma folha de alumínio e corte uma tira. Quanto mais espesso o alumínio, melhor. 1-3 milímetros será suficiente.
Cortar espaços em branco, como omoplatas. No centro, haverá elementos Peltier e as extremidades largas servirão como radiadores.
Nós dobramos os espaços em branco para fazer com que pareça uma nave espacial de filmes de ficção científica sobre o espaço. Deve haver espaço entre eles. No centro, haverá fios. As almofadas de plástico escondem completamente o radiador dentro da alça, não permitem a transferência de calor manual para o radiador. Assim, tocamos apenas termopares.
Torcemos as placas, instalamos os elementos, pressionamos com sobreposições de plástico, passamos os fios. Fixamos o conversor em uma das placas.
Fazemos pequenos ouvidos para prender a lanterna. Para isso, pode ser utilizado alumínio mais fino. Conectamos e soldamos tudo.









Isso é tudo.




A melhor hora para trabalhar com esta lanterna é o inverno. Quando na rua, zero ou menos os ponteiros ainda não estão muito frios, e o uso de uma lanterna é bastante real. Para um efeito melhor, as mãos podem ser trocadas periodicamente.
Tente fazer algo parecido. Não é tão difícil e caro, quanto espetacular e emocionante.

Assista ao vídeo:


Pin
Send
Share
Send