Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Agora todo mundo está tentando se manter atualizado e está gradualmente mudando em suas casas janelas de madeira velhas para novas de plástico. Muitos não se perguntam o que fazer com as janelas antigas e apenas as jogam fora, mas há outras que ainda estão sendo solicitadas. E eu posso recomendá-los a fazer uma estufa ou uma mini estufa com eles. Se você possui seu próprio site, na primavera esse é um problema muito atual.
Ferramentas e materiais
Não precisaremos de tantas coisas quanto possa parecer. Uma estufa tão pequena pode ser montada em sua garagem ou galpão em apenas algumas horas.
Ferramentas
- Brocas para madeira.
- Serra de esquadria ou manual.
- Serra de vaivém, serra circular ou serra de mesa.
- Chaves de fenda.
- Roleta.
- Escova
Materiais:
- Dois, três ou quatro caixilhos de janelas com óculos.
- Contraplacado ou OSB.
- Parafuso de madeira.
- Feixe do quadro
- Dobradiças.
- Selante
- Paint.
- Escotilha de ventilação - opcional.
Eu praticamente não comprei nada - tudo estava no celeiro.
Meu plano de efeito estufa
O tamanho da estufa dependerá inteiramente do tamanho e do número de suas janelas. Eu pessoalmente peguei quatro pedaços. Você deve escolher a altura da estufa, eu recomendo levar em conta a altura das plantas que crescerão lá e levarão com uma margem. A inclinação também precisa ser escolhida para facilitar a drenagem da água durante a chuva.
Antes de tudo, expus as molduras e medi o tamanho geral. Eles estarão nesta posição e nesta estufa. O tamanho da moldura da janela será aproximadamente igual às dimensões de toda a estufa. Medições feitas - os resultados são registrados, é hora de ir para a próxima etapa.
Limpeza e montagem de janelas juntas
As janelas antigas foram mantidas no meu sótão por um longo período de tempo, quando as tirei, então naturalmente elas estavam sujas, cobertas com uma camada de poeira e sujeira por dez anos. Tinta velha quase descascou, em alguns lugares a moldura estava inchada.
Lavei as janelas com espuma, lixei tinta velha, desaparafusei as dobradiças antigas. Se você tiver uma mini-lavagem em casa, usá-la seria uma ótima opção. Eu não tenho esse milagre, então tive que fazer tudo à moda antiga.
Depois que todas as janelas foram lavadas e limpas, por precaução, medi novamente, porque devido a juntas irregulares e não apertadas, o tamanho não pôde ser medido corretamente.
Montagem da estrutura principal da estufa
É hora de criar o quadro principal onde essas quatro janelas serão inseridas. Como as janelas são pesadas, a estrutura principal deve ser forte e confiável. O quadro será em duas seções e será construído com madeira 20x20 e 20x30.
Haverá duas linhas no total. O primeiro será exatamente do tamanho das janelas, e o segundo será um pouco menor, de modo que as janelas tenham algo para se apoiar e não cair.
Juntando a moldura. Aperte com parafusos compridos de madeira.
Lado da estufa
Agora vamos decidir sobre os lados da estufa. Será um quadrilátero, com um ângulo de inclinação de 10 a 15 graus. Para construção, usei uma barra de 20x40. Não dou as dimensões - você terá outras janelas e, portanto, a oportunidade de improvisar.
Montamos dois desses quadros para os dois lados, prendendo tudo com parafusos autorroscantes.
Montagem do quadro
Agora monte os quadros dianteiro e traseiro. Em seguida, coletamos toda a estrutura da estufa juntos. Os quadros entre si podem ser fixados com parafusos autoatarraxantes diretamente ou usando cantos galvanizados. O resultado foi uma vitrine tão peculiar. Construção muito resistente e sob o peso das janelas simplesmente não se desfazem.
Corrigimos a moldura da janela
Por conveniência, colocamos a estrutura principal das janelas no chão. Viramos o bastidor montado e o colocamos nesse bastidor. Em seguida, conserte tudo com parafusos.
Fixamos as paredes da estufa
Agora pegamos madeira compensada, cortamos o tamanho dos lados. Em seguida, prendemos nas paredes. O contraplacado é parafusado ao quadro dentro da caixa e não do lado de fora.
Pintura com efeito de estufa
Eu decidi pintar a caixa resultante. Para isso, é necessário usar tinta que se comporte bem sob as mudanças atmosféricas, pois a estufa estará na rua.
Eu escolhi o verde e pintei a caixa. Pintei o interior com tinta branca. A tinta branca reflete bem a luz e é uma escolha importante.
Vá para as janelas. Todos os cortes e fendas devem ser cobertos com uma cartilha sobre a madeira. E somente depois disso prossiga para a pintura.
Também senti falta de todas as juntas de vidro com selante de madeira. Agora a água da chuva não penetrará na junta entre o vidro e a moldura.
Ventilação
Esta ação não é necessária e, se você precisar verificar, basta abrir um pouco a janela. Mas fui longe e bati em uma mini escotilha. Você pode comprá-lo em uma loja de ferragens que vende vários itens para ventilação doméstica.
Além disso, nas laterais da estufa, apertei as maçanetas das portas para transportar convenientemente a caixa para fora do lugar.
A estufa das janelas antigas está pronta! Agora seus rendimentos serão maiores. As plantas começarão a viver e crescer em condições confortáveis para elas.
Artigo original em inglês
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send