Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
O artigo é dedicado à possibilidade de dar partida em um motor assíncrono trifásico com uma potência de 250 W a partir de uma rede de 220 V, sem usar um capacitor de partida, mas usando um dispositivo eletrônico de partida caseiro. Seu circuito é muito simples: em dois tiristores, com comutadores de tiristores e controle de transistor.
Diagrama do dispositivo
Esse controle do motor é pouco conhecido e praticamente não é usado. A vantagem do dispositivo de partida proposto é que reduz significativamente a perda de potência do motor. Ao iniciar um motor trifásico de 220 V usando um capacitor, a perda de energia é de pelo menos 30% e pode chegar a 50%. O uso deste motor de partida reduz a perda de energia em até 3%, com um máximo de 5%.
Uma rede monofásica está conectada:
O motor de partida está conectado ao motor em vez do capacitor.
Um resistor conectado ao dispositivo permite ajustar a velocidade do motor. O dispositivo também pode ser ligado para reverter.
Para o experimento, foi usado um velho motor fabricado na União Soviética.
Com este dispositivo de partida, o mecanismo inicia instantaneamente e funciona sem problemas. Este esquema pode ser usado em praticamente qualquer motor com potência de até 3 kW.
Nota: em uma rede de 220 V, motores com potência superior a 3 kW simplesmente não fazem sentido - ligar a fiação doméstica não pode suportar a carga.
No circuito, você pode usar qualquer tiristor, cuja corrente é de pelo menos 10 A. Diodos 231, também 10 amperes.
Nota: o autor instalou 233 diodos no circuito, o que não importa (apenas eles vão com uma tensão de 500 V) - você pode colocar qualquer diodo que tenha uma corrente de 10 A e mantenha mais de 250 V.
O dispositivo é compacto. O autor do circuito montou os resistores simplesmente em conjuntos, para não perder tempo na seleção de resistores pelo valor nominal. Não é necessário dissipador de calor. Estão instalados um capacitor, um diodo zener e dois diodos 105. O circuito acabou sendo muito simples e eficiente em operação.
Recomendado para uso - a montagem do dispositivo de partida não causará problemas. Como resultado, quando conectado, o motor inicia na potência máxima e quase sem perda, ao contrário do circuito padrão usando um capacitor.
Assista a um vídeo sobre a operação do dispositivo
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send