3 truques ao trabalhar com madeira

Pin
Send
Share
Send

Hoje, raramente é possível encontrar produtos feitos inteiramente de madeira maciça. Na maioria das vezes, você precisa lidar com painéis de partículas de madeira ou materiais laminados, como madeira compensada. A superfície de tais placas, especialmente as de acabamento, é geralmente coberta com folheado de espécies valiosas de madeira na parte da frente. Isso lhes dá uma aparência rica e bastante atraente. Mas serrar cuidadosamente a tira de tais materiais é bastante problemático. O verniz sob a serra racha, desmorona, divide e a linha de corte acaba sendo irregular, áspera e esteticamente desagradável.
Além disso, geralmente ao colar elementos de madeira, é necessário remover cuidadosamente o excesso de cola do canto interno formado pelas duas partes a serem coladas ao longo da linha de contato. Para esses fins, é conveniente usar um tubo de plástico fino ("palha").
Como desenhar uma linha paralela em uma peça de madeira em relação a alguma base, se não houvesse espessador regular à mão? Pode ser fabricado com materiais improvisados ​​muito rapidamente e sem muita dificuldade. O trabalho caseiro não é pior do que uma ferramenta padrão.

Serrar


Na superfície da lâmina, com a ajuda de um bastão com uma borda lisa e um lápis, aplicamos uma linha de corte paralela à base da lâmina. Usando um quebra-cabeça elétrico, corte a tira ao longo da linha descrita anteriormente.
Res, como observado acima, acabou sendo desigual e completamente pouco atraente. Não é possível usar esse material sem processamento adicional e bastante trabalhoso.

É possível serrar uma tira da matriz principal e obter um corte de alta qualidade sem processamento adicional? Vamos tentar usar fita de construção para esse fim. Colamos com segurança em toda a largura da lâmina e desenhamos uma linha de corte ao longo da fita.

Cortamos a tira da tela novamente ao longo da linha marcada na fita. O que temos agora? Remova as tiras de fita ao longo do comprimento de uma e da outra superfície. Mesmo à vista, a qualidade do corte aumentou acentuadamente em comparação com o primeiro caso.
O Scotch consolidou e reforçou o verniz ao longo da linha de corte, por isso foi menos danificado e bastante adequado para uso posterior sem processamento adicional.

Colagem


Na carpintaria, muitas vezes é preciso colar um pedaço de madeira ou material semelhante à madeira à superfície do outro. Para fazer isso, aplique cola adequada no final da parte menor e distribua-a cuidadosamente com uma camada uniforme em toda a superfície de contato.
Em seguida, a peça com a superfície com cola é instalada no local onde deveria estar. Para maior confiabilidade, as peças a serem coladas são pressionadas firmemente com um grampo. Nesse caso, o excesso de cola será extraído do canto interno ao longo de toda a linha de contato.
Como remover cola fácil e completamente? Um tubo de plástico fino, que costuma ser chamado de canudo, nos ajudará nessa questão e é usado quando se bebe vários refrigerantes.

Para fazer isso, é necessário apertá-lo com dois dedos de uma extremidade para obter um ângulo aproximadamente reto. Em seguida, aplicando a extremidade deformada do canudo no canto com cola e pressionando-o um pouco, desenhe ao longo de toda a linha de colagem. Como resultado, o excesso de cola ficará dentro do tubo.

Marcação


Como marcar um espaço em branco de madeira para processamento adicional, quando não há espessador de fábrica à mão? Você pode sair da situação facilmente. Pegamos um pequeno bloco de madeira com nervuras paralelas e encontramos o centro do lado mais largo - o rosto.
Marcamos com a ponta afiada de um parafuso, que ainda é útil para nós. Com uma broca presa no mandril, fazemos um furo cego de diâmetro menor que o de um parafuso. Aparafuse o parafuso verticalmente no orifício formado com uma chave de fenda manual.
Em seguida, pressionando firmemente a face com o parafuso na superfície da base da peça de trabalho, desenhe uma linha de marcação com a ponta afiada do parafuso várias vezes na superfície da peça de trabalho adjacente à base.
Com uma régua de metal, medimos a correção da marcação. Se for impreciso, com a ajuda da mesma régua, marcamos na peça de trabalho a posição especificada.

Em seguida, comparamos o tamanho verificado com a altura do parafuso no nosso espessador improvisado. Se sua altura for menor do que o necessário, desaparafusamos o parafuso; se for maior, gire-o.

Tendo alcançado a coincidência da marcação e a altura do parafuso, novamente desenhamos a linha exatamente como ela fez pela primeira vez. A marcação resultante é a desejada. Para verificar isso, realizamos o controle usando uma régua de metal.

Algumas considerações finais


Ao serrar material tipo madeira coberto com folheado, o local de serragem deve estar completamente limpo de poeira e outras partículas estranhas e usar fita nova. Então o resultado será melhor.
Ao remover a cola, o canudo deve ser mantido em um leve ângulo na direção oposta ao movimento.
É melhor usar um parafuso temperado para fazer um espessador caseiro e uma barra de madeira maciça.

Materiais e ferramentas usados


Para implementar as operações acima, você deve ter em mãos os seguintes materiais:
  • painel folheado;
  • fita de construção;
  • peças de madeira colada;
  • cola para madeira;
  • um tubo de plástico fino ("palha");
  • uma pequena barra prismática de madeira;
  • parafuso com cabeça afiada.

Não fique sem as seguintes ferramentas para atingir os três objetivos acima:
  • quebra-cabeça elétrico;
  • régua de metal;
  • um lápis;
  • braçadeiras;
  • chave de fenda

Pin
Send
Share
Send