Trenó plástico do tambor

Pin
Send
Share
Send


Tornar-se um trenó clássico de acordo com todos os cânones será bastante difícil e levará muito tempo. E em termos de custos, pode custar muito dinheiro.
Outra coisa é um produto fora do padrão, que em termos de confiabilidade, recursos e segurança não renderá ao dispositivo de fábrica. Afinal, fazendo trenós com suas próprias mãos, você pode encontrar o design original, ser criativo na criação de cada elemento e operação, apresentar algumas opções. Como resultado, você pode obter uma verdadeira obra-prima, que não leva muito tempo, trabalho e dinheiro.
Naturalmente, as crianças ficarão especialmente encantadas com produtos caseiros. Que alegria uma empresa inteira empurra esse trenó de uma colina - uma descida indescritível, de tirar o fôlego, que permanecerá em sua memória por muito tempo! Então, o que é necessário para isso?

Materiais e ferramentas necessários


Para nossa idéia, materiais baratos e uma ferramenta não muito complicada de usar são adequados:
  • um barril de plástico de 200 litros;
  • uma viga de madeira com uma seção de 38 × 89 mm e 30 × 70 mm;
  • parafusos ou parafusos de madeira com um chapéu largo;
  • cordão sintético ou corda fina;
  • verniz e pincel;
  • material antiderrapante (por exemplo, tapete de borracha);
  • parafina;
  • queimador de gás;
  • quadrado de metal;
  • broca com 2 brocas com diâmetro de 7/8 e 1/2 polegadas;
  • serra de fita;
  • chave de fenda ou chave de fenda.

Fabricação


Começamos considerando os elementos que determinam o design, em particular o tamanho de um trenó da montanha.

Os principais elementos do trenó


Uma superfície deslizante com uma largura de cerca de 560 mm pode ser cortada de um barril de plástico padrão, cujo diâmetro externo é de 580 mm. Uma volta desse círculo dará o comprimento:
C = πD = 3,14 × 580 = 1820 mm.
Se a dobra frontal tiver cerca de 300 mm, a parte horizontal será de 1520 mm, o suficiente para acomodar de 3 a 4 crianças. As dimensões indicadas serão especificadas à medida que o trabalho avança no trenó.
O preço de um novo barril de 200 litros é de cerca de 2100 rublos, uma capacidade usada, com certeza, pode ser comprada por 500 rublos ou mais barato. Se algo oleoso foi armazenado nele, ele pode ser facilmente lavado com detergentes. Às vezes, eles são armazenados em tais barris. Em seguida, o contêiner estará limpo por padrão.
Para os elementos laterais do trenó, escolheremos 2 espaços em branco de madeira seca com uma seção de 38 × 89 mm e um comprimento de cerca de 1530 mm em carvalho, bétula, bordo, etc.

Marcação de barril e ferramenta para isso


Para cortar a base deslizante do trenó, é necessário marcar a superfície lateral do barril de plástico. Para fazer isso, precisamos de um espessador caseiro. Pode ser fabricado a partir de um bloco de madeira rígido com um comprimento de ⅔ da altura do contêiner.
Após medir a altura do cano e a largura selecionada do trenó (560 mm), marcamos um lugar no espessador e perfuramos um furo para o marcador. Na extremidade superior, prendemos com segurança o limitador, que deslizará ao longo da tampa e do fundo do barril, e o marcador traçará dois círculos. Resta apenas desenhar uma linha vertical entre eles.

Corte de barril


Os pontos de referência para o corte serão os furos nos pontos de convergência das linhas de marcação feitas por uma broca de 6 mm. O mais conveniente para cortar barris é um quebra-cabeças, embora você também possa usar um moedor.
Para manter o barril rígido, primeiro corte-o em círculos, separando a área da tampa e o fundo, e somente então a parte do meio da peça de trabalho em uma linha vertical.
As arestas podem ser levemente tratadas com uma lima em uma árvore ou com uma faca afiada, removendo a rugosidade restante após o corte.

Endireitando um espaço em branco de plástico


A peça de trabalho, representando a parte do meio do cano, deve ser endireitada, e o interior deve ser virado para fora, pois é mais suave em comparação com o exterior.
Muitas vezes, em barris de plástico, os reforços são protuberantes para fora. Quando o lado interno se inclina em direção à neve, essas calhas longitudinais desempenham o mesmo papel que as superfícies deslizantes de esquis ou pranchas de snowboard. Eles fornecerão estabilidade de deslocamento do trenó.
Para endireitar a peça, colocamos em uma superfície plana e pressionamos em vários locais com tijolos ou baldes de água e deixamos por um tempo. Em seguida, a peça de trabalho pode ser torcida na direção oposta e também mantida nessa posição por algum tempo. Como resultado dessas manipulações, ela se endireitará o suficiente. Pequenas irregularidades serão removidas nas operações subseqüentes.

Elementos para um trenó de madeira


Como já determinamos na etapa 1, precisamos de dois blocos de madeira com uma seção de 38 × 89 mm e um comprimento de 1524 mm (tamanho final). Serão constituídos elementos de força lateral, cujo papel na construção do tobogã não é menos importante que a superfície deslizante.
Também precisaremos de duas barras com uma seção de 30 × 70 mm e um comprimento de 560 mm. Instalaremos um na parte inferior frontal entre as paredes laterais para dar resistência a toda a estrutura e o segundo no final da parte dobrada do plástico. As extremidades do cordão passarão por ele para transportar o trenó. Além disso, os nós do lado de fora da prancha garantirão a constância da dobra do front-end.

Processamento de elemento lateral


Para um melhor deslizamento na neve, essas peças de madeira devem ser arredondadas na frente. Para fazer isso, você pode recortar um modelo de papelão grosso, anexá-lo ao quadro e desenhar um marcador em torno dele.
O mesmo precisa ser feito na parte traseira, mas em tamanhos menores. Isso permitirá que você puxe a tela para as barras para que não diminua o movimento.
Cortamos as marcações com uma serra de fita ou planejamos cuidadosamente com um machado afiado de carpintaria e, finalmente, finalizamos o arquivo com madeira.

Furos de marcação para canetas


O número de alças de cada lado pode ser diferente. Nós decidimos por três. Qualquer forma é adequada para a sua marcação:
com a ajuda de um gabarito - uma barra de madeira com extremidades lisas, cujo comprimento é proporcional à distância entre os furos das alças;
usando uma régua e marcador de metal.

Faça furos para alças


Para fazer isso, você precisa de uma broca e duas brocas: uma com diâmetro de 22,2 mm e a outra - 12,7 mm. Nesse caso, o diâmetro do cordão sintético ou corda fina é escolhido igual a 9,5 mm.
Primeiro, perfuramos 2 furos grandes na face da peça a uma profundidade de 25,4 mm verticalmente um abaixo do outro, deixando um jumper entre eles aproximadamente igual ao diâmetro desses furos. Em seguida, do lado da extremidade superior, fazemos os furos com uma broca menor até que soquetes grandes sejam conectados um ao outro.
Fazemos exatamente os mesmos orifícios, recuando da borda frontal das placas em 152 mm. Eles serão necessários para passar as cordas que seguram a frente do trenó com seus nós e servirão como rebocador.

Acabamentos em peças de madeira


Para que as peças de madeira não se molhem em contato com a neve, elas devem ser cobertas por todos os lados com várias camadas de verniz de uretano com um pequeno pincel, seguindo as instruções da lata.
Depois que a próxima camada de verniz secar, ela poderá ser levemente tratada com uma lixa nº 220 para remover a rugosidade e a flacidez. O resultado são superfícies muito lisas.

Melhorando a aparência


Você pode fazer listras azuis ao longo dos elementos laterais. Para fazer isso, cubra toda a superfície com fita adesiva, exceto o contorno da tira. Para que a tinta não vaze sob a fita, ela pode ser revestida com verniz incolor.
Resta apenas pulverizar tinta spray azul em várias camadas e remover o filme protetor. A clareza do contorno da tira será impecável.

Preparação do punho e rebocador


Fabricamos espaços em branco para canetas com um comprimento de cerca de 610 mm a partir de um cordão sintético trançado com um diâmetro de 9,5 mm. Para facilitar o trabalho, marcamos os pontos de corte enrolando uma fita estreita e realizamos o corte com uma faca de carpinteiro no meio da fita.
Para o cabo de reboque, usamos dois cabos com um comprimento de cerca de 1520 mm. Em todos os espaços em branco de um lado, amarramos um nó usando um alicate. Para maior confiabilidade, os componentes podem ser lubrificados com super cola antes da instalação no soquete, mas isso não é necessário.

Coloque alças e cabos de reboque no lugar


Na etapa 8, já preparamos um sistema de orifícios para as alças e o cabo de reboque. Puxe a extremidade livre do cabo através de um orifício grande para um pequeno e puxe-o com força para que o conjunto seja adicionalmente apertado e fique no seu lugar. Em seguida, empurre a mesma extremidade de cima para o pequeno orifício até que ele apareça no grande. Nós puxamos e damos um nó. Agora é suficiente puxar a alça para cima, para que ambos os nós sejam fortalecidos e ocupem seu lugar.
Fazemos o mesmo com duas cordas projetadas para segurar a frente do trenó e rebocar.

Montagem na borda frontal


Essa viga transversal confere rigidez ao trenó, ajuda a preservar a curvatura da extremidade dianteira, suporta cabos de reboque e até serve como um meio de controlar o trenó.
É aplicado ao plástico por fora, pré-perfurado com vários furos com antecedência e fixado com parafusos de 15 mm de comprimento. Já existem 2 orifícios com um diâmetro de 12,7 mm nas laterais desta viga para pular o cabo de reboque.

Prendendo barras laterais em uma superfície deslizante


Para uma conexão sólida das partes principais do trenó, os trilhos laterais são colocados nas cabras da carpintaria, um fino pano antiderrapante é colocado sobre elas e tudo é coberto com plástico deslizante.
Então é necessário marcar os locais de aperto dos parafusos com um comprimento de 40-50 mm com uma cabeça larga. Etapa de instalação - 115-120 mm, impedindo que os parafusos entrem nos orifícios das alças e do cabo de reboque.
Giramos os parafusos do centro para as bordas. Isso suavizará as últimas pequenas saliências transversais em uma base plástica. Aparafusando o próximo parafuso, feche todas as peças com um grampo.

Instalação do feixe dianteiro


É fixado em ângulo devido à superfície plástica começar a dobrar neste local. Esta barra é presa pelas extremidades com três parafusos fortes de 75 a 80 mm de comprimento em ambos os lados. Na frente, é apreendido em 9 a 10 lugares com parafusos de 40 a 50 mm de comprimento através de uma curva de plástico.
Essa viga fornece estabilidade lateral do trenó, impedindo que os elementos laterais se movam para fora ou para dentro. Também fortalece a parte curva da tela plástica, que está sofrendo cargas pesadas.

Instalação da linha de reboque


Metades das arestas de reboque passam pelos furos laterais na barra superior. Dependendo de onde amarramos os nós, a frente do trenó da montanha será elevada e curva. As extremidades dos cabos são conectadas e um cabo de reboque é obtido.

Outra opção para instalar um tapete antiderrapante


A primeira e mais bem-sucedida versão de sua fixação é descrita na etapa 14. Se você esqueceu de colocá-lo, o revestimento antiderrapante pode ser cortado no lugar e colado de dentro para o plástico com adesivo adequado para esses materiais. Caso contrário, em plástico desencapado, depois de nevar, haverá bastante.

Depilação com cera


A cera melhora o deslizamento do plástico na neve. Com um pedaço deste material, esfregue completamente toda a superfície deslizante, especialmente a cabeça do parafuso. Em seguida, aqueça o plástico tratado com cera com um queimador de gás, para que a cera seja distribuída de maneira mais uniforme sobre a superfície e nos recessos dos parafusos. É aconselhável fazer esta operação antes de cada dia de esqui. O resultado é impressionante!

Melhorias e dicas (em vez de uma conclusão)


Após analisar o trabalho realizado, verificou-se que o design pode ser finalizado e aprimorado. Vamos indicá-los em ordem de tese:
  • Você pode fazer uma haste semicircular;
  • em vez de 28 grandes furos cegos nas laterais dos elementos laterais, você pode fazer 14 furos combinados - largamente abaixo de 1/3 da altura da viga e estreitos por cima;
  • parafusos de metal ferroso são melhor substituídos por aço galvanizado ou inoxidável;
  • alguma ondulação da superfície deslizante não é terrível, porque quando várias pessoas se sentam no trenó, ela é suavizada pelo peso;
  • você pode colocar mais barras transversais para aumentar a força e até assentar por conveniência, mas isso tornará o produto mais pesado. Deixe todos escolherem o que gostam.

Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send