Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
É possível que um especialista em processamento de metal tenha que perfurar a classe de aço de alta velocidade P18. Isso exigirá uma broca, cujas características devem exceder o material que está sendo processado.
A fresa rápida P18 é um aço para ferramentas utilizado na fabricação de fresa, brocas, fresas, alargadores, brochas, etc. Com a ajuda deles, é possível processar aços estruturais com resistência de até 1 mil MPa.
Materiais e ferramentas usados
Para nosso experimento prático, precisaremos de:
- Ferramenta de corte em aço P18, fabricada em 1958.
- Não é uma broca de pena nova com um diâmetro de 5 mm para cerâmica e vidro.
- Broca de bancada com velocidade de rotação ajustável.
- Esmeril retificadora.
- Compasso de calibre vernier.
- Lima áspera para metal.
- Um pedaço de barra quadrada de aço P18.
- Fresa em aço P6M5.
Processo de teste
Para o experimento, optamos por uma ferramenta de corte de aço P18, fabricada durante a União Soviética, que é uma garantia confiável de sua alta qualidade. Este é um material bastante durável. Além das ferramentas de torneamento, são feitas várias ferramentas, usadas para processar aços estruturais e outros metais.
Uma broca de 5 mm de diâmetro, usada e fabricada na China, que geralmente é usada para metal, cerâmica, vidro e pedra, foi escolhida como instrumento de teste.
Para restaurar as características de corte desta broca, ajuste-a levemente no rebolo com um acionamento mecânico.
Nós inserimos a broca no mandril da broca de bancada e prendemos firmemente com uma chave.
Para referência, meça a espessura da parte de corte da ferramenta de corte com a ajuda de uma pinça. Acabou sendo igual a 3,5 mm.
Estamos convencidos de que o curso vertical do eixo é suficiente para a perfuração do cortador. Para fazer isso, é necessário garantir que o final da broca alcance o plano base e ainda haja alguma reserva de energia.
Começamos a perfurar, de tempos em tempos, enfraquecendo a pressão sobre a ferramenta. Isso é necessário para pelo menos o resfriamento e a limpeza parcial de cavacos e partículas de metal formados durante a perfuração.
No momento em que a parte superior da ferramenta sai do lado oposto, paramos o processo e giramos o cortador para o outro lado. Colocamos a broca na marca e encerramos o processo.
O orifício passante na área da peça de corte do cortador de aço P18 está pronto! Nós gastamos não mais do que 2-3 minutos nisso, sem colocar muito esforço, sem complicações, além disso, com uma afiação da broca.
Uma lima manual grossa para metal, é claro, não é adequada para o processamento de aço P18, a menos que possa ser usada para remover as rebarbas formadas durante a perfuração do furo.
Para verificar os resultados, pegamos uma barra quadrada de aço P18, perfuramos e garantimos que o processo de processamento e seus resultados permaneçam os mesmos, não diferentes da primeira vez.
Vamos tentar perfurar um quadrado com a mesma broca sem rebarbar, ou melhor, um cortador de aço de alta velocidade P6M5, que possui melhores propriedades de corte do que as ferramentas de aço P18, especialmente na temperatura operacional permitida. E com este material, a broca lida bem.
Surpreendentemente, a broca chinesa convencional de 5 mm de penas barata, projetada principalmente para trabalhar com cerâmica e vidro, perfura facilmente não apenas o aço ferramenta de alta velocidade P18, mas também mais durável - a classe P6M5.
Conclusões finais
Acreditamos que, com um pouco mais de tempo e esforço, o mesmo resultado pode ser alcançado com uma broca fabricada com o mesmo aço P18. Além disso, escolhendo a velocidade ideal, que claramente deve ser menor.
A lubrificação periódica da broca também facilitará o processo, o que contribuirá para um melhor processamento de metal e um pouco mais frio para a ferramenta durante a perfuração. Você pode precisar de alguns apontamentos.
Obviamente, é fácil fazer um buraco. Aqui, uma escrupulosidade especial não é necessária; o mais importante é que perseverança e paciência seriam suficientes. Porém, quando for necessário perfurar pelo menos uma dúzia de furos neste cortador rápido, todas as falhas de nitidez, modo de perfuração, falta de lubrificação e resfriamento da ferramenta terão um papel decisivo.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send