Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
A televisão analógica é coisa do passado, portanto, para manter a capacidade de assistir a programas de TV, é necessária uma transição para a transmissão DVB-T2. Para isso, é necessário o uso de uma antena especializada, que pode ser feita pessoalmente a partir dos materiais disponíveis, o que farei.
Materiais e ferramentas necessários
Para fazer uma antena, você precisará de:
- um pedaço de cabo coaxial de televisão de 20 cm;
- Conector HF (transição do conector do tipo F para um plugue de TV);
- Conector tipo F.
Você também precisará do conjunto mais simples de ferramentas que todos puderem encontrar. Basta ter uma fita métrica ou régua, uma faca afiada, alicate ou alicate.
Determinando a frequência de transmissão na cidade
Antes de começar a montar a antena, você deve primeiro descobrir a frequência da transmissão digital na região. Como moro na Rússia, para isso vou ao site oficial da televisão digital da Federação Russa. Nele, procuro a guia "mapa de cobertura CETTV" e seleciono minha localidade. No mapa que se abre, você precisa encontrar o repetidor mais próximo e clicar nele com o cursor.
Na janela que aparece, clique no link "mais". Como resultado, serão exibidas informações detalhadas sobre as configurações de televisão digital desse repetidor. No meu caso, são apresentados dois pacotes de canais de televisão RTRS-1 e RTRS-2. Estou interessado na frequência direta em megahertz. Os pacotes disponíveis são transmitidos em 754 e 778 MHz.
Com base nesses dados, é necessário calcular o comprimento real da parte de trabalho da antena em centímetros. Uma fórmula simples é usada para isso. É necessário dividir 7500 em cada frequência. No meu caso, 7500/754 = 9,94 cm e 7500/778 = 9,6 cm.
Assim, para que a antena aceite as duas frequências normalmente, basta 10 cm de comprimento.Naturalmente, moradores de outras cidades terão um resultado diferente, mas, independentemente disso, o processo direto de fabricação é completamente idêntico.
Fabricação direta
Para fabricar uma antena, você não precisa comprar nada, pois na maioria dos casos todos os materiais necessários já estão disponíveis, pois foram utilizados para garantir a operação da televisão analógica. Primeiro, você precisa pegar um cabo coaxial de cerca de 20 cm. Uma das extremidades é removida para prender o conector F. Para fazer isso, remova o isolamento superior a cerca de 3 cm da borda para abrir a blindagem do cabo. O enrolamento nu, juntamente com a folha saliente, é dobrado na extremidade oposta à borda de trabalho.
Depois disso, a 3 mm da borda obtida do corte do isolamento superior, é necessário cortar o cabo no núcleo central de cobre. Depois disso, o conector do tipo F é parafusado. O núcleo de cobre do fio que se projeta em seu centro é cortado para que sua cauda se estenda além do conector em não mais de 1 cm.
Agora, o conector RF está parafusado no conector F, que é posteriormente conectado ao plugue da TV.
Tendo recuado cerca de 3-4 cm da borda F do conector, já na direção oposta, é necessário marcar o cabo coaxial. A partir dele, mede-se tanto quanto foi calculado pela fórmula, e o fio é cortado. Cortei 10 cm.
De acordo com a marca definida anteriormente, é necessário cortar o isolamento superior até o enrolamento da tela. É removido, como resultado da qual a camada isolante interna se abre.
O enrolamento de tela existente é removido porque não é necessário, pois cria um obstáculo para captar o sinal. A própria antena é dobrada a 90 graus no lugar da etapa entre o isolamento único e duplo.
Agora, a antena pode ser parafusada diretamente no conector na TV ou no decodificador, se o DVB-T2 não for suportado por ela.
Com proximidade suficiente do repetidor, o sinal é captado com clareza suficiente para assistir à TV sem interferência. Se a imagem ondular e diminuir, a antena terá que ser colocada na rua. Para isso, um cabo coaxial do comprimento necessário é usado, bem, alguns adaptadores adicionais.
Configuração e pesquisa de canais
A configuração da TV é muito simples. Tudo acontece automaticamente. Escolhemos a busca apenas por canais digitais ou digitais e analógicos.
Iniciamos a busca e esperamos um pouco.
Cerca de uma dúzia de canais foram capturados.
A viabilidade de usar uma antena
Criar uma antena só ajudará se a TV suportar a função de recepção de televisão digital DVB-T2. Os modelos desatualizados são privados de tal oportunidade, portanto, exigem a compra de um decodificador especializado, no kit para o qual a antena geralmente já é utilizada.
Também é importante verificar a presença de um repetidor próximo antes da fabricação. O alcance efetivo de tal antena não pode exceder mais de 6 a 15 km. Isso está sujeito apenas à boa visibilidade da torre sem ondas de arranha-céus e outros obstáculos localizados na trajetória do movimento. Se a distância for maior, será necessário o uso de um amplificador adicional, que também depende da compra de um decodificador de TV especializado.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send