Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Quando um parafuso se rompe e permanece no fundo do buraco, a posição parece desesperadora. Isso acontece se:
- aplique força excessiva à chave;
- o hardware mostrou-se defeituoso (por exemplo, a presença de uma microfissura interna);
- o aperto foi maior que o valor permitido;
- durante a operação, ocorreu a fusão (oxidação) da conexão rosqueada.
A situação é agravada ainda mais pelo fato de a peça poder ser grande e cara (no nosso caso, um depósito de liga de alumínio), e a unidade em que a peça de hardware está presa é responsável e não há nada para substituí-la.
Esse gabinete é complicado se um parafuso ou prisioneiro quebrado permanecer no orifício de uma peça feita de liga de alumínio ou magnésio, que é muito mais macia que as ferragens de aço. Portanto, remova o chip com muito cuidado e cuidado para não danificar as roscas no orifício da peça.
Ações preliminares
Para aumentar a probabilidade de extrair com êxito o hardware quebrado de furos rosqueados, as seguintes operações não serão supérfluas:
- bata nos detritos usando um soco central especial com mola ou comum, batendo facilmente várias vezes com um martelo. Isso enfraquecerá o pouso de um hardware quebrado;
- aqueça a parte na área do furo com o fragmento usando um queimador de gás para aliviar parcialmente as tensões internas, mas não exagere para não derreter o alumínio;
- injete ou penetre no buraco um pouco de fluido lubrificante penetrante, como o W-40, inclusive para dissolver contaminantes e remover a ferrugem.
Tais medidas em combinação facilitarão muito o procedimento para extrair do orifício os restos de um parafuso ou perno.
Processo de extração de cavacos
A maior dificuldade é a extração de uma peça de hardware com uma superfície de fratura não plana. Ao tentar perfurar, a broca pode escorregar e danificar as roscas no furo.
Para extrair esses detritos, injetamos um fluido lubrificante penetrante no orifício, selecione uma luva de guia adequada para a rosca.
Nós aparafusamos no orifício até que ele pare em um parafuso ou parafuso e aperte com uma contraporca. Usando uma broca e uma broca de graxa sólida no final, faça um pequeno recesso sob o extrator nos destroços.
Girando o condutor, garantimos que a perfuração esteja exatamente no centro e que a profundidade seja suficiente.
Caso contrário, você pode continuar a perfurar sem medo de danificar as roscas no furo, pois já temos um recesso guia. A perfuração não deve ser concluída, para não danificar a parte de alumínio.
Em seguida, pegamos um extrator de parafuso adequado para o diâmetro e o colocamos no furo.
Em seguida, segurando a ferramenta com o dedo, retire-a cuidadosamente, certificando-se de que o extrator se encaixe firmemente nos detritos.
Apertamos um parafuso no orifício e certifique-se de que a rosca esteja intacta. Você pode lubrificar a linha com graxa de cobre ou algo semelhante, para que na próxima vez que o parafuso ou o pino não fiquem presos na rosca do furo.
Dicas e comentários
Como o trabalho de remoção de parafusos e pernos quebrados envolve perfuração, aquecimento, uso de instrumentos de percussão e fluidos agressivos, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual: roupas com mangas compridas, luvas, óculos e possivelmente até um respirador.
Se você não teve uma broca com rotação esquerda, nada de ruim acontecerá. Você pode usar uma broca padrão da rotação direita, mas complementá-la com um extrator, que também pode ser esquerdo ou direito.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send