Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
O penúltimo estágio no caminho para obter um metal nobre a partir de componentes de rádio é a restauração deste último a partir do cloreto correspondente. O sulfato de ferro (II) é excelente para esses fins. Considere a equação desta reação:
HAuCl4 - tetracloroaurato de hidrogênio (III) - um composto formado quando o ouro é dissolvido em aqua regia. Ainda não nos aprofundaremos nesse processo, pois ele merece um artigo separado.
Portanto, o sulfato (doravante denominado sulfato de ferro (II)) é um dos agentes redutores mais baratos e facilmente disponíveis. Nas lojas, pode ser encontrado sob o nome "sulfato de ferro", que é fertilizante. Mas isso não é uma substância pura, a proporção de sulfato é de cerca de 50%, o restante são impurezas. E antes de restaurar o ouro, é necessário purificar nosso sulfato.
Vai precisar
Para isso, você precisa:
- Sulfato de ferro (vendido nas lojas como "tudo para dar"; comprei um quilograma para que fosse suficiente para minha cabeça);
- Uma solução de ácido sulfúrico, é um eletrólito ácido para baterias (em concessionárias de automóveis);
- Álcool, usei 95%;
- Louça química ou descartável (copos, colheres mexendo).
Obtemos sulfato de ferro a partir de fertilizantes
Para preparar a solução, eu uso uma jarra de vidro. Dentro de 500 ml de água quente, você pode um pouco menos.
Agora meça cerca de meio copo de fertilizante:
Como você pode ver, a substância é de cor marrom-amarela, você pode usar um "sulfato" sujo, exceto para a finalidade a que se destina - para pulverizar a vegetação. Temos outros objetivos.
Nós o preenchemos em uma jarra:
A solução adquiriu uma cor marrom desagradável. A coloração ocorreu devido à reação do fertilizante com a água:
O ferro no sulfato é oxidado a trivalente e o hidróxido de ferro (III) precipita, que é realmente a cor devida a ele.
Para obter o sulfato de interesse para nós a partir dos compostos resultantes, é necessário acidificar a solução com ácido sulfúrico. Adicione em pequenas porções até a solução brilhar.
As seguintes reações ocorrem:
O hidróxido interage com o ácido e forma-se sulfato de ferro (III) (reação de troca iônica). Por sua vez, reage com o hidrogênio atômico, formado durante a dissociação do ácido sulfúrico. A última reação é redox.
Agora a solução contém exatamente o sulfato de que precisamos, mas a solução em si ainda está turva. Deixamos repousar e filtrar, usei um filtro químico.
As impurezas insolúveis permaneceram no fundo da lata:
Enxaguamos e despejamos a solução filtrada lá. É muito mais brilhante e limpo que o original.
O álcool etílico desloca sais de ácidos dibásicos de suas soluções. Usaremos essa propriedade para obter sulfato sólido. Despeje o álcool na solução, derramei 200 ml, o que equivale a pouco mais da metade da quantidade inicial de fertilizante em volume.
Cristais do nosso sulfato apareceram no fundo.
Deixei a solução por dois dias para que todo o sulfato tivesse tempo de precipitar.
Inicialmente, você pode derramar mais álcool para acelerar esse processo.
Drenamos o líquido, batendo no fundo e aquecendo suavemente, separamos o sulfato da lata e o derramamos em uma toalha de papel para secar.
Depois de algumas horas, despeje o sulfato em uma jarra de vidro, assine a substância e, dessa forma, ele poderá ser armazenado por um longo tempo.
Como os hidratos cristalinos precipitaram, a fórmula da substância é como na figura. Mas isso não nos impede de usá-lo para nossos propósitos, dissolvendo-se na água de qualquer maneira.
Conclusão
Segurança e conformidade com o manuseio de ácidos são uma questão de disciplina. Em nenhum caso, não se esqueça deles.
Todas as substâncias puras!
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send