Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Preparando o plantio de uma muda de damasco
Como escolher uma variedade adequada, o que procurar ao escolher o material de plantio e sobre os recursos desta árvore frutífera, você precisará de vários artigos separados. Aqui vamos nos concentrar no lado prático, que inclui:
Local
Ao contrário do estereótipo estabelecido, o damasco, especialmente suas novas variedades, não tem muito medo da geada. Especialmente se for colocado e cuidado adequadamente. Mas esta árvore é extremamente suscetível a correntes de ar! Um exemplo real - um rebento enraizou-se perfeitamente, conseguiu agradar até uma pequena safra por dois anos seguidos e depois não sobreviveu ao inverno, quando a temperatura não caiu abaixo de -14 graus. E tudo porque foi plantado não muito bem - em uma colina, entre os arbustos que formavam uma espécie de corredor para uma corrente de ar.
Portanto, é melhor escolher um local aberto e ensolarado. Será ideal se houver uma cerca ou prédios protegendo do vento frio do norte, noroeste e oeste. Com raras exceções, a maioria das variedades de damasco tem uma coroa que se espalha bastante, o que requer cerca de 3-4 metros de raio livre ao redor da árvore. Além disso, é desejável que não haja árvores altas do leste-sul-oeste.
O bairro
Se você precisar plantar damasco perto de outras árvores, não deixe que elas sejam frutos. Ele é um "individualista" e, à medida que crescer, terá uma má influência sobre todos os que estão por perto. Para cerejas, ameixas, peras de maçã, groselhas e até framboesas despretensiosas, isso significará uma diminuição notável da produtividade.
Solo
Damascos preferem solo preto e barro, embora possa haver outras opções, o principal é que a acidez do solo é baixa ou neutra. Portanto, se houver muita areia na área, é aconselhável adicionar argila e vice-versa.
Fosso de aterragem de damasco
Ele precisa ser preparado com antecedência. Como neste caso estamos falando de um plantio de primavera, no outono, antes das geadas, no local escolhido, você deve cavar uma área quadrada com lados de 1,2 a 1,5 metros. Cavando profundidade ao comprimento da baioneta, é muito importante limpar completamente o solo de ervas daninhas e raízes. Se não deu certo no outono, você pode fazer na primavera, o principal é que pelo menos três semanas se passaram antes do plantio.
Vale a pena conhecer: na primavera, o plantio de damasco é realizado da terceira década de março até o final de abril. A hora exata é determinada pelo clima local - no momento da transferência das mudas para o campo aberto, não deve mais haver geadas noturnas. Se esfriar novamente após o plantio, você definitivamente precisará esconder as mudas sob um envoltório não tecido.
7-10 dias antes do plantio, você precisa cavar e preparar um buraco. O seu diâmetro recomendado é de cerca de 70 cm, a profundidade é de 80 cm e, ao escavar, a terra previamente escavada é despejada separadamente para preparar a mistura base. No fundo do poço, especialmente se o solo for argila, é providenciada a drenagem de pedra britada e (ou) tijolo quebrado (camada de 6 a 9 cm). Um pouco distante do centro, o suporte futuro está entupido, de modo que o topo recua da superfície em pelo menos 50 a 60 cm e, na drenagem, é montado um monte de mistura de nutrientes preparados.
Fazer a mistura é muito simples. No solo que foi previamente desenterrado e limpo e depois jogado para o lado, vários componentes são adicionados:
- Húmus orgânico (tanto em volume).
- Terra comum (4-5 vezes mais).
- Cinza de madeira (cerca de dois copos).
Os adeptos do natural estão limitados a isso, mas se você deseja um desenvolvimento ativo e uma "margem de segurança", pode adicionar cerca de 50 gramas de superfosfato.
A mistura preparada é derramada no centro do poço até formar um monte da altura desejada. É selecionado com base nas características do sistema radicular das mudas selecionadas, de maneira que, após organizar o recesso sob as raízes, o colo da copa se projeta 4-5 cm acima da superfície. Despejamos a mistura restante separadamente, será necessário mais tarde.
Plantação de damasco passo a passo
Se a muda for comprada com antecedência, no dia anterior ao plantio, você precisará embrulhar as raízes com um pano úmido ou apenas mergulhar em um balde para ativar os processos internos. De manhã, pouco antes de plantar no solo, as raízes podem ser revestidas com uma mistura de esterco e argila e deixadas secar. O desembarque é o seguinte:
1. No monte de aterrissagem, é feito um recesso sob as raízes, metade de um balde de água é derramado
2. Em seguida, o damasco é colocado, as raízes precisam ser endireitadas, aparadas e cortadas por muito tempo (não esqueça de rastrear a altura do pescoço da raiz)
3. As raízes são polvilhadas com a mistura restante de nutrientes, o solo é facilmente (manualmente) pressionado para preencher os vazios
4. O solo restante é preenchido com uma pequena margem para o encolhimento
5. As mudas são barbantes ou fitas fixadas em um suporte
6. Depois de organizar o diâmetro do rolo de terra, molhe o poço com água (baldes 2) e, depois de absorver a umidade, nivele o solo
7. Finalmente, uma cobertura de 3-5 cm de húmus ou turfa é colocada no círculo do tronco
strongem É muito importante que a cobertura morta não atinja o tronco, permitindo que respire e não cause vapor e decadência! / em / strong
8. Se a muda ainda não foi cortada, após o plantio, as partes superiores, incluindo processos longos, são cortadas
No futuro, ainda é hora de regar as mudas de damasco, não permitindo que ela seque, mas também impedindo o alagamento da cava. E se pragas ou doenças forem descobertas, execute imediatamente os procedimentos adequados para a destruição do primeiro e o tratamento do segundo. É melhor não usar a cobertura até o próximo ano - já existem nutrientes suficientes no poço ...
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send