Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Muitas vezes, é necessário dobrar chapas, o que é feito sem uma dobradeira, especialmente quando a linha de dobragem é longa, não é tão simples. Mas esse dispositivo não é difícil de fabricar com suas próprias mãos, com a ajuda de ferramentas simples e materiais bastante acessíveis e baratos. Exigirá apenas o desejo e a disponibilidade de habilidades básicas no encanamento.
Sequência de ações
Cortamos duas peças de 500 mm de comprimento em um canto de ângulo igual adequado.
Fixamos os cantos um a um em um torno de bancada e, no nível das extremidades, prendemos as dobradiças das portas correspondentes em tamanho às bordas da outra prateleira.
Marcamos nas prateleiras dos cantos os locais dos futuros orifícios, primeiro com um marcador e depois com um núcleo, usando o dossel da porta como modelo.
Realizamos em uma furadeira, realizando a broca necessária para o diâmetro, quatro furos passantes de cada lado de uma das prateleiras de canto.
Cortamos a rosca em todos os 16 orifícios com uma torneira de tamanho adequado, adicionando um pouco de lubrificante para facilitar o processo, e as roscas acabam sendo de alta qualidade.
Após a passagem da rosca em todos os orifícios, remova as aparas e limpe as áreas com orifícios de parafuso com panos dos traços de óleo lubrificante.
Aperte firmemente com uma chave elétrica ou perfure com a broca apropriada por meio de parafusos, dobradiças das portas nos cantos.
Vire os cantos e coloque-os nas alças. Em um dos cantos, usando as partes salientes dos parafusos internos como limitador, aplicamos alternadamente perpendicularmente e completamente contra a prateleira a uma seção de um tubo de perfil quadrado de seção e comprimento adequados e o delineamos na prateleira inferior de ambos os lados.
Em duas seções de um tubo de perfil de alumínio, perfuramos a partir de uma borda em uma máquina de perfuração usando uma broca adequada em diâmetro para dois orifícios localizados no eixo longitudinal do tubo.
Perfuramos exatamente os mesmos orifícios de tamanho e localização na prateleira do canto em que fizemos a marcação anteriormente.
Viramos os cantos conectados por laços e prendemos as prateleiras emparelhadas em um torno de bancada. Usando uma torneira adequada, rosqueamos nos quatro orifícios, lembrando de adicionar graxa à área de trabalho.
Mais uma vez, dobramos os cantos com as presilhas para baixo e prendemos com os parafusos necessários os segmentos dos tubos de perfil de alumínio, que serão em vez de alças ao usar nosso dispositivo para a finalidade a que se destina.
Na parte frontal do produto caseiro, ou melhor, na prateleira do canto externo, tentamos uma tira de metal com cerca de 5 mm de espessura, uma largura um pouco menor do que o tamanho dessa prateleira e um comprimento um pouco menor entre as extremidades internas das dobradiças da porta.
Marcamos com um marcador ao longo das bordas da tira ao longo da linha axial longitudinal do local de perfuração, prendemos em um torno de bancada e fazemos dois orifícios na máquina de perfuração com uma broca adequada.
Em seguida, colocamos novamente a tira com os furos já preparados na prateleira de canto e marcamos os locais dos futuros furos nela com um marcador; para impedir que a broca deslize durante a rotação, marcamos os locais marcados.
Realizamos dois orifícios com o diâmetro exigido na furadeira nos locais designados e cortamos as roscas usando a torneira do tamanho desejado.
Fixamos a tira na prateleira de canto usando parafusos e uma chave inglesa com um bico.
Abaixamos as presilhas do dispositivo e cortamos todas as hastes salientes de cavilhas e parafusos com um moedor.
Colocamos a prateleira do canto externo do nosso dispositivo na borda da mesa de metal e a fixamos com dois grampos. Nesse caso, as dobradiças e a cinta devem estar na parte superior e duas partes do tubo dural do perfil devem estar na horizontal e direcionadas para o exterior, em direção ao operador.
Verificando um listogib caseiro "inativo" e "na prática"
Testamos o desempenho do nosso "inativo" caseiro. Para fazer isso, levante e abaixe o segundo canto móvel (interno) várias vezes pelas alças. Ao mesmo tempo, ele deve girar livremente da posição horizontal para a vertical em relação ao primeiro canto fixo (externo) sem obstrução devido às dobradiças das portas que os conectam.
Agora verificamos o nosso dispositivo de flexão "na prática". Para fazer isso, pegue uma folha de metal não mais larga que a fenda receptora e divida por três linhas horizontais em quatro partes iguais.
Colocamos no espaço entre a tira e a prateleira do canto externo, até que a primeira marcação na folha seja compatível com sua face interna (de saída).
Agarramos as alças com as duas mãos e as giramos no sentido anti-horário. Nesse caso, o canto móvel, girando as alças relativamente imóveis, dobra a folha ao longo da linha pretendida em 90 graus ou um pouco mais, levando em consideração as propriedades elásticas do material da peça.
Repita esse processo de dobra três vezes.
Como resultado, obtemos um tubo quadrado de perfil. Para tornar as arestas mais rígidas, a tira receptora da dobradeira pode ser apertada com parafusos e uma chave na peça de trabalho.
Nesse caso, para retirar o tarugo do tubo de perfil do nosso dispositivo, os parafusos de aperto deverão ser levemente afrouxados.
Vamos tentar flangear a folha. Também o inserimos no espaço entre a tira e a prateleira do canto receptor. Usando um quadrado, verificamos a instalação correta da folha no dispositivo e ativamos o dispositivo. Os flanges aprenderam a ser uniformes, não há vestígios de deformação e esmagamento nele.
Advertência
Para não se machucar durante o trabalho, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual - luvas e óculos.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send