Como transformar um parafuso em uma trava combinada

Pin
Send
Share
Send

Alguns artesanatos são interessantes não apenas para seus fins, mas também para o dispositivo técnico original. Estes, é claro, incluem uma trava de combinação.

Vai precisar


Para isso, é necessário tempo, esforço considerável, máxima precisão e os seguintes materiais:

  • parafuso de aço inoxidável M20 × 70;
  • roda de polegar;
  • ferramentas para aplicar números às rodas;
  • esferas de aço;
  • fio de aço da mola (0,3 e 0,8 mm).

Do equipamento não podemos prescindir de:
  • máquina de tornear, perfurar e fresar;
  • vice de metalurgia;
  • alicates;
  • Serras de serra para metais;
  • moedor;
  • tesouras para cortar metal e papel;
  • mandris para molas e anel de pressão.

Tecnologia de fabricação


O trabalho consiste em três etapas: fabricação de peças e montagens, montagem e instalação de uma combinação de números de código.

Produção de peças e montagens


Fechaduras laterais


Em um torno, dividimos a cabeça do parafuso em duas metades e perfuramos a haste até a profundidade do perfil da rosca.

Fixamos uma parte da haste em uma morsa e a vimos com uma serra de metal em duas metades longitudinais.

Em uma das placas hexagonais, com a ajuda de um gabarito e um marcador, aplique o contorno da almofada lateral da fechadura.

Trituramos hexágonos colados no moedor ao longo do contorno desenhado do revestimento lateral da fechadura e furos nas extremidades.

Inserimos nos orifícios as "pernas" dos padrões redondos usados ​​apenas para exibir o contorno das placas laterais da trava no moedor.

Na furadeira com uma broca e uma fresa nas chapas laterais, formamos o perfil de acabamento dos furos. Ao redor do grande buraco uniformemente em círculo, realizamos uma fresa de 9 recessos.

Usamos um círculo macio para polir todas as superfícies das placas laterais da fechadura.

Pinos


Dos 4 semi-cilindros, usando uma pinça especial, afiamos uma barra redonda no torno até o meio da peça de trabalho.

O primeiro pino é para rodas na lateral do suporte. Por um lado, possui um assento para um orifício, por outro - um sulco anular para um anel de retenção e um orifício cego.

Com uma fresa, executamos uma ranhura longitudinal nela por todo o comprimento do furo cego.

O segundo pino no lado de fixação se parece com uma haste redonda sólida com sede para um orifício na placa lateral da fechadura e perfuração longitudinal cega.

A terceira chave de pino no lado móvel também se estende sob o cilindro sólido. Em seguida, de um lado, ele é preso no cartucho com uma junta para deslocar o eixo do rolo para o lado do eixo de rotação do cartucho. Como resultado, ao processar com um cortador, é formado um espigão redondo de diâmetro menor, cujo centro não coincide com o centro do pino.

Então, por moagem, formamos duas prateleiras em ambos os lados do encaixe deslocado. Como resultado, uma haste com duas faces conectadas por arcos circulares sai.

Com o mesmo cortador, reduzimos a seção transversal da haste do lado maior por processamento simétrico.

A fresa de topo executa 5 ranhuras retangulares e iguais. Como resultado, também são formadas 5 saliências iguais.
Arquivos, arquivos e papel de esmeril dão ao núcleo com todas as saliências a forma desejada e arredondam as bordas e nervuras. No final, esta e todas as outras hastes são polidas com um círculo suave.

Insira a haste no lugar na almofada lateral da trava.
O quarto pino, que executa a função do eixo superior no lado móvel, é perfurado no tamanho do furo na placa lateral da fechadura e, por um lado, é arquivado em um hemisfério com uma lima e um círculo macio. Também o inserimos em seu lugar.

Soldagem, moagem, polimento


Soldamos todos os pinos nas costas das placas laterais da fechadura.

Retificamos e polimos as soldas do moedor, arredondamos as bordas com uma lima, terminamos com uma lixa e polimos com um círculo macio.

Com um conjunto de limas, formamos uma ranhura no final do pino com um slot longitudinal. Tentamos inserir os pinos móveis nos orifícios dos imóveis.

Rodas de latão com números


Fabricamos 4 rodas de latão com números. Cortamos as peças de trabalho depois de ranhurarmos até o tamanho de um torno, primeiro perfurando um orifício no centro e expandindo-o, por um lado, até uma certa profundidade.

A quinta roda difere das demais pela presença de uma ranhura central em ambos os lados, uma das quais é mais profunda que a outra.
As colunas de números para impressão em geradores de rodas são impressas em papel revestido a espelho em silicone.

Cortamos as tiras verticais dos números com uma tesoura e colamos nos geradores das rodas.

Traduzimos os números na superfície das rodas formadoras, passando-os pela sola do ferro quente. Como resultado, o papel se separa e uma camada de silicone com números gruda no anel.

Para proteção, todas as superfícies das rodas, exceto aquelas formadas com números, são cobertas com verniz.

Nós amarramos as rodas no fio, colocamos na parte inferior da célula inclinada e enchemos com solução de cloreto de ferro para gravar por 45 minutos, o que torna as rodas atraentes e os números são contrastantes.

Em seguida, amarramos as rodas em um mandril especial, apertamos com uma porca e prendemos o mandril no torno. Em seguida, processamos o bloco de roda com lixa e polimos com um pano de estaca.
Fixamos as rodas em um suporte especial e usamos uma fresadora para fazer um sulco semicircular com um moinho e sair para um buraco grande.
Nas extremidades das rodas, realizamos 9 recessos uniformemente em círculo.

Fixamos as rodas uma a uma no mandril e prendemos o mandril no torno. Trazemos a serrilha ajustada para a roda, lubrificamos com óleo e ligamos a máquina. Um entalhe circular é rolado em uma roda no final de uma faixa estreita.

O cortador remove as rebarbas do final do entalhe.
Perfuramos com uma broca orifícios cegos de 0,8 mm nas extremidades das rodas com um entalhe oposto a uma ranhura semicircular.

Novamente, colocamos as rodas no mandril e aplicamos tinta preta nos recessos digitais, removendo o excesso com uma superfície plana, pressionando-a contra uma roda rotativa e depois com um pano macio.

Detalhes adicionais, montagem e codificação


Utilizando um mandril especial para molas de enrolamento, montado em um torno, produzimos 5 dessas molas a partir de arame de aço de 0,3 mm.

Para prender o fio no mandril ao enrolar as molas, usamos um alicate e para cortar as extremidades - tesoura para metal.
Para montar rodas com números, além das molas, precisamos de 5 esferas de aço por 2 mm.

Nós inserimos nos furos cegos nas rodas ao longo da mola e cobrimos com uma bola de cima.

Em seguida, todas as 5 rodas com molas e esferas são amarradas no eixo superior.
A partir de um fio de aço de mola de 0,8 mm em um mandril simples, preso em uma morsa, alicates e alicates, fazemos uma trava para apertar e segurar as rodas com números no eixo.

As pinças inserem uma extremidade da rolha no sulco da extremidade da haste, pressionamos a rolha no meio e, em seguida, a segunda borda cobre e segura de forma confiável tudo o que está por baixo.

Resta inserir a segunda parede lateral da trava de código com as hastes no lugar e o dispositivo está pronto para operação. Mas enquanto o bloqueio estiver bloqueado, porque uma combinação aleatória de números está definida. A discagem de código é determinada pela localização dos elementos de trava nas rodas e é exclusiva para cada trava.

Pin
Send
Share
Send