Como fazer uma bigorna com um trilho antigo

Pin
Send
Share
Send

A bigorna é uma ferramenta de ferreiro de suporte na qual é realizado o processamento a frio e a quente de metais associados à deformação plástica.
Não é necessário comprar uma bigorna pequena, pois pode ser fabricada de forma independente, principalmente a partir de uma peça antiga de um trilho de trem.

Vai precisar


De acordo com o GOST, a face da bigorna deve ser de aço 45L ou 35L e deve ser temperada para que a dureza esteja dentro da HRC 45-50. Portanto, para a fabricação deste elemento de bigorna, será necessária uma tira de liga de aço com uma espessura de pelo menos 20 mm.
Também precisaremos de algumas ferramentas e materiais para o trabalho:
  • moedor com discos diferentes;
  • moedor;
  • forja de ferreiro;
  • máquina de solda;
  • furadeira;
  • Forno para assar;
  • ácaros e alicates de ferreiro;
  • martelo ou marreta;
  • marcador e quadrado;
  • óleo de têmpera e recipiente de estanho.

Processo de fabricação de bigorna


Marcamos a bigorna com a buzina e a cauda diretamente em um pedaço do trilho antigo que é adequado em comprimento e seção transversal.

Usando um moedor e um disco de corte, cortamos os contornos externos de nossa ferramenta, eliminamos o excesso de peças com um martelo pesado.
Obtemos, como primeira aproximação, o chifre, cauda e base da bigorna futura.
Continuamos cortando a parte de transição entre o topo e a base da nossa ferramenta, enquanto ao mesmo tempo formamos com mais precisão a buzina e a cauda.

Removemos a ferrugem de todos os planos de peças de trabalho acessíveis usando um rebolo.

Damos a forma de um semicírculo no retificador da parte de transição frontal para perceber traços dinâmicos grandes e constantes.

Afiamos a buzina em um cone redondo, primeiro com um moedor e depois no moedor. Nele moemos e a base da bigorna.

Marcamos uma tira de metal com uma espessura de pelo menos 20 mm e de preferência do aço de liga 45L ou 35L até o tamanho da parte superior da parte da bigorna a partir de um trilho.

Cortamos a face futura da bigorna da peça de trabalho marcada usando um quebra-cabeças e um moedor. A partir de uma extremidade da placa, fazemos um furo redondo.
Moemos todos os lados da tira cortada no moedor e medimos seu tamanho com a sede.

Despeje a quantidade necessária de óleo de girassol em uma lata.

Em brasa, aquecemos a peça desnecessária cortada da placa na forja e, com ela, aquecemos o óleo no recipiente. Somente depois disso, com a ajuda dos ácaros do ferreiro, nós o colocamos na lareira do ferreiro e aquecemos o prato preparado para o rosto da bigorna em brasa.

Assim que adquirir uma cor carmesim, coloque-o rápida e completamente em um recipiente com óleo e mantenha-o ali até que o óleo pare de ferver.

Compare a dureza da placa não endurecida e endurecida com uma lima. Uma placa não endurecida é fácil de processar e um arquivo endurecido desliza sem remover um único grama de metal.
Tire férias: coloque o prato no forno e mantenha-o a uma temperatura de 200 graus Celsius por 1 hora.

Novamente, processamos a placa em todos os lados do moedor e a soldamos na parte superior do boleto do trilho, segurando grampos em ambos os lados, primeiro com um ponto e depois com uma costura contínua.

Batemos na escória com um martelo com um moedor, limpamos com um moedor, soldamos todas as conchas e cavernas no rosto e finalmente terminamos todos os planos no moedor.

A qualidade deve ser tão alta que a solda entre a face e a base da bigorna fique completamente invisível.
Escolha com cuidado o ângulo entre a face da face e a buzina, primeiro corte e depois o rebolo: deve ser exatamente 90 graus. Em seguida, submetemos todas as partes da bigorna ao mesmo tratamento.

Removemos o rebolo do eixo do moedor e, em vez disso, instalamos um polimento (feltro ou feltro) e continuamos o processamento circular da bigorna com um brilho espelhado, excluindo a seção de transição e a base.

Colocamos a bigorna no rosto, marcamos os centros dos quatro orifícios nos cantos na base da base, perfuramos e executamos em uma furadeira para prender a bigorna à cadeira, para a qual é melhor escolher um calço de madeira adequado de madeira maciça: carvalho, freixo, bordo , bétula, etc.

Teste caseiro


Verificamos a qualidade da nossa bigorna caseira. Colocamos na base do calço e, com um martelo, começamos a bater no rosto por toda a superfície. Em todos os lugares, um golpe sonoro deve ser ouvido, e o martelo ricocheteia quase na magnitude do balanço e continua a ricochetear até que seja completamente atenuado.

Pin
Send
Share
Send