Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Um pouco de teoria ...
Após o endurecimento e o temperamento subsequente a baixa temperatura, a dureza do aço do rolamento deve ser pelo menos HRC 62. Além disso, contém aproximadamente 1% de carbono e 1,5% de cromo, o que garante a qualidade do endurecimento dos aços de rolamento em todo o volume do produto.
O endurecimento deste metal é realizado a uma temperatura de 830 ° C em óleo, seguido de revenimento por pelo menos duas horas a uma temperatura de 160 graus Celsius.
É claro que nem todas as ferramentas poderão processar aço de rolamentos com as características acima. Por exemplo, a dureza dos aços para ferramentas das classes P6M5K5, P9, P9M4K8, P18 não ultrapassa a HRC 59 e as classes U7, U8, U10, U12, P6, dependendo do regime de têmpera após o intervalo de resfriamento da HRC 59 a HRC 63.
Teste do cortador
Considerando que alguns aços para ferramentas, com dureza menor ou comparável, claramente não são adequados para a usinagem de rolamentos, tentaremos usar dois cortadores para essa finalidade: do aço T15K6 e com uma pastilha de mandril (outros nomes: borazon, cubonita, kingongong, kiborita).
Para instalar o cortador afiado com mais precisão no porta-ferramenta, "cortaremos" sua base e fixaremos o anel do rolamento no mandril da máquina o mais precisamente possível na inclinação.
Vamos tentar processar a face final do anel a uma velocidade de 315 rpm em várias passagens com uma espessura mínima de remoção de cavacos e sem o uso de fluido de corte (líquido de refrigeração).
Visualmente, a qualidade do processamento parece muito boa, mas o cortador é opaco e requer uma nova nitidez.
Pela segunda vez, ao afiar o cortador, o ângulo principal é negativo, usamos líquido de arrefecimento e reduzimos a velocidade de rotação do cartucho de 315 para 250 rpm. Também usamos, como pela primeira vez, o fluxo mínimo.
À primeira vista, a superfície de usinagem parece bastante lisa, mas o cortador falhou novamente e, ao mesmo tempo, não só ficou opaco, mas a borda de corte da pastilha foi lascada.
Agora tente um cortador com uma pastilha do Elbor a uma velocidade de 315 rpm sem usar refrigerante.
Processaremos as superfícies interna e lateral do anel do rolamento usando várias passagens.
As superfícies tratadas com elbor têm uma qualidade muito alta, e o inserto em si não sofreu nada, embora lascas e fendas sejam visíveis em alguns lugares no metal que o enquadra.
Vamos tentar, depois da terceira rebarbação, usar o cortador T15K6 a uma velocidade baixa de 115 rpm, já que o diâmetro do anel do rolamento ainda é de 105 mm. Mas já no começo do sulco, a placa do cortador estava danificada - precisava ser lascada e a operação, interrompida.
Conclusões
Se não encontramos um cortador T15K6 com defeito, ele claramente não é adequado para usinar aços de rolamentos sob nenhuma condição de corte.
Outra coisa é um cortador com uma pastilha da elbor. Ele garantiu a qualidade do processamento e, ao mesmo tempo, não sofreu nada.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send