Nesta revisão, o autor conta e mostra como fazer um ventilador de ar (a chamada "turbina eólica") a partir do ar-condicionado de um carro, que pode ser útil em uma garagem e em uma oficina em casa.
Por exemplo, com sua ajuda, você pode ventilar rapidamente a sala. Você também pode conectar o supercharger ao forno do ferreiro para inflar os carvões.
A propósito, se você estiver interessado em fazer uma lareira de combustível sólido com suas próprias mãos, leia mais sobre isso aqui. Em geral, onde quer que você queira criar um fluxo de ar, este produto caseiro será útil.
Recursos de design
O ar condicionado possui um motor de 12 volts, portanto é necessário um transformador adicional. O elemento regulador é um transistor de efeito de campo regular. Aqui, uma cadeia de resistores e capacitores é instalada para absorver ressonâncias laterais.
O autor também decidiu usar uma prancha experimental - um regulador PWM DC para regular o motor com modulação por largura de pulso.
Ainda precisa de uma poderosa ponte de diodos e capacitor. Nada mais é necessário, apenas faça o caso. Você pode usar madeira compensada para isso.
Processo de fabricação do caso
Para o funcionamento normal de um ventilador caseiro na carcaça, é necessário fazer um orifício de entrada de ar. Para fazer isso, o mestre usa uma fresa manual, mas você pode fazer com um quebra-cabeças.
No estágio seguinte, o mestre prossegue com a montagem da carcaça do ventilador e realiza a instalação dos elementos elétricos. De um pedaço de tubo de plástico de 110 mm, o autor fez um tubo, que ele prendeu em uma das paredes da caixa.
Você pode assistir a mais detalhes sobre como fazer um ventilador de ar a partir de um ar condicionado de carro no vídeo no site.