Acontece que existem boas pranchas, barras ou ripas que podem ser usadas para qualquer produto caseiro, mas elas apresentam um defeito na forma de uma rachadura nas bordas.
Nesta revisão, falaremos sobre duas maneiras simples de como reparar rachaduras com cola comum. Esses métodos também podem ser utilizados na prática ao restaurar móveis antigos.
O principal problema é que derramar cola na própria fenda até o fim é muito problemático. O fato é que a cola de PVA é bastante espessa e fica difícil lá. Mas você pode tirar proveito de pequenos truques.
Método 1: Usando Thread
Este método é muito rápido e simples. E primeiro você precisa instalar a barra (trilho, placa) verticalmente, fixando-a com um grampo ou no torno de um marceneiro.
Depois disso, despeje a cola PVA na fenda. Sob a influência da força gravitacional, ele se aprofundará, mas não será capaz de chegar ao fim da fenda.
Em seguida, pegamos o fio usual e, com ele, distribuímos a cola por todo o comprimento da fenda. Se necessário, adicione um pouco de cola e continue com as mesmas ações. Depois disso, apertamos a peça com braçadeiras e a deixamos até a cola secar.
Método 2: usar água
Às vezes, existem rachaduras nas quais até um fio é muito difícil de obter. É por rachaduras tão finas que existe outro caminho. E primeiro com uma faca, você precisa expandir a rachadura.
Em seguida, tomamos a seringa mais comum com água e despejamos água na fenda. Em princípio, isso pode ser feito sem uma seringa.
Este método é baseado no movimento capilar de líquidos. Depois que a madeira está saturada, pegamos a cola usual e aplicamos ao longo de toda a rachadura. A água vai "sugar" a cola na fenda.
Após a aplicação da cola, você precisa de um tempo para "subir" dentro da fenda (cerca de 5 a 7 minutos). Depois apertamos a barra ou a tábua com braçadeiras.
Você pode ver mais detalhes sobre como reparar uma rachadura na madeira no vídeo no site.