Existem várias maneiras de fazer uma caneta esferográfica simples em casa, o que pode ser útil, por exemplo, na fabricação de vários artesanatos. As opções são muito simples e fáceis de repetir.
A primeira opção é a mais fácil. Você pode pegar, por exemplo, absolutamente qualquer bola de plexiglás, fazer um furo no centro e, em seguida, cortar a linha nela.
Observe que as bolas de plexiglass são perfuradas com bastante facilidade. É só com um toque que você precisa ter cuidado.
O material em si é forte, mas quebradiço, e é fácil dividir quando rosquear. Um perno é inserido no furo e a caneta está pronta!
Outras maneiras de fazer uma caneta esferográfica em casa
As duas opções a seguir exigirão bolas de tênis. Sim, eles são leves e vazios por dentro, mas podem ser preenchidos com algo mais denso e sólido. E, para começar, cada furo precisará ser perfurado em um furo.
Como material de enchimento para a primeira bola de tênis, você pode usar gesso ou alabastro, ou ainda melhor - construir cimento. Até a mistura se solidificar, um parafuso longo ou um grampo de cabelo devem ser aparafusados.
A segunda bola pode ser feita o mais semelhante possível à versão de fábrica. Para isso, será necessária uma resina epóxi diluída com um endurecedor e pintada com tinta preta.
O parafuso deve ser lubrificado com óleo e parafusado no epóxi. A propósito, o interior da bola de tênis também precisará ser oleado.