Uma broca de metal antiga que quebrou ou já “desenrolou” sua vida útil pode ser fresada para processar peças de metal não ferroso (alumínio, cobre, latão, etc.). E para isso você precisará de uma máquina de esmeril.
O mestre planeja usar uma fresa caseira em um torno, portanto, se você tiver um torno na garagem ou oficina, a idéia de converter uma broca em uma fresa pode ser útil.
Antes de tudo, será necessário alinhar o final da broca com o metal. Isso pode ser feito em uma máquina de esmeril (moagem) ou usando um moedor. Depois disso, você pode prosseguir com a rebarbação da própria broca.
As principais etapas do trabalho
Em seguida, no esmeril, será necessário remover cuidadosamente a parte de trás da aresta de corte da broca. Nesse caso, a aresta de corte em si deve ser deixada intocada.
Observe que durante o processo de rebarbação, é necessário girar um pouco a broca. Também é importante não superaquecer o metal. Caso contrário, a broca perderá suas propriedades.
O acabamento final do cortador é melhor realizado na roda de diamante. Mas se isso não estiver à mão, você pode tentar com uma pedra comum. Em seguida, você pode colocá-lo no torno e tentar processar a peça de trabalho.
Para um processo detalhado de fabricação de um cortador caseiro de metais não ferrosos a partir de uma broca de metal antiga, consulte o vídeo no site.