Com a ajuda de um martelo de ferreiro caseiro de madeira e metal, será possível nivelar ou dobrar peças quentes, minimizando a probabilidade de deformação. Essa ferramenta é útil no processo de fabricação de vários produtos decorativos ou na arte de forjar metais.
O processo de fazer um martelo de ferreiro
O primeiro passo é procurar um cabo de madeira. Para fazer isso, pegamos um pedaço de tubo de comprimento adequado, aquecemos no forno em brasa e achatamos levemente na bigorna. Em seguida, perfuramos no centro um orifício de passagem para prender a um cabo de madeira.
Você também precisará de outro pequeno pedaço de tubo de aço - primeiro fazemos a marcação e depois fazemos quatro furos. Depois disso, com a ajuda de um moedor, fazemos um corte longitudinal para todo o comprimento e vários curtos. Retificamos a superfície e, em seguida, soldamos o olho da alça no tubo.
Na etapa seguinte, inserimos uma rodada de madeira com diâmetro adequado no tubo e depois colocamos a cabeça de um martelo na alça. Nós nos conectamos com parafusos e porcas. Para fazer isso, você deve primeiro fazer furos nas peças de madeira. Assim, o pino de disparo de dois lados na cabeça do martelo de forja é intercambiável, o que é muito conveniente.
A ferramenta em si é leve, compacta, além de versátil e prática de usar, pois pode ser usada para várias operações com metal quente. Para um processo detalhado de fazer um martelo caseiro para forjar, veja o vídeo em nosso site.