Até o mais velho, “consumido” pelo tempo e pela ferrugem, pode ser restaurado, se desejado, e transformado em uma boa marreta, que servirá fielmente por muitos anos. Portanto, se você tiver velhos martelos enferrujados no quintal ou na garagem, dê uma segunda vida a eles. O processo de "ressuscitação" consistirá em várias etapas principais.
Etapa 1: restauração do martelo
Antes de tudo, protegemos a superfície do martelo com uma escova de metal comum, tentando remover o máximo possível a ferrugem existente. Após a usinagem, mergulhe o “paciente” por algum tempo em um recipiente com ácido acético e deixe de molho.
Em seguida, prendemos o martelo em um torno e trituramos cuidadosamente usando rebarbadoras e, em seguida, removemos irregularidades da superfície em uma lixadeira. Quando o martelo é totalmente restaurado, resta apenas fazer um cabo de madeira. O material é melhor para usar bordo, faia, cinzas ou outras espécies de madeira.
Etapa 2: manuseio de fabricação
Marque um pedaço da prancha ao longo das fibras e corte a alça na serra de fita. Em seguida, damos à peça uma forma ligeiramente arredondada, prendemos-a em um torno e planejamos. Em seguida, colocamos o martelo em uma alça de madeira, mas primeiro você precisa fazer um corte longitudinal na alça para acionar uma cunha.
Também martelamos na alça do martelo um suporte de três dentes de metal. Depois queimamos a parte inferior do cabo com um queimador de gás (aproximadamente para o meio) e aplicamos duas ou três camadas de óleo de linhaça. Essa impregnação não permitirá que a madeira seque, de modo que a marreta se segure firmemente na alça. O processo detalhado do trabalho de restauração, veja o vídeo no site.