Às vezes, os machados “espancados” pelo destino ou por um proprietário negligente caem nas mãos de si mesmos, que se deseja trazer de volta à vida novamente. E fazer isso é muito simples - haveria um desejo. Neste artigo, consideraremos como restaurar rapidamente um machado antigo em sua própria casa, para que não seja apenas agradável de se olhar, mas você também possa trabalhar com ele.
Como estamos falando de um machado antigo, é óbvio que sua superfície será coberta de ferrugem e o próprio machado estará quebrado ou rachado. Portanto, primeiro desmontamos o machado em seus componentes, deixando apenas a parte superior, que deve ser limpa de sujeira e ferrugem. E para isso, soluções baseadas em vários ácidos ou formalina com amônio podem ser usadas.
O processo de restauração de um machado antigo
Enquanto o machado aceitar "procedimentos de água", não perderemos tempo em vão e faremos um novo machado. Para fazer isso, selecionamos um espaço em branco de madeira de tamanhos adequados - o comprimento da alça pode ser arbitrário (a seu critério). Depois de cortar o machado da forma desejada em uma serra de fita ou em um quebra-cabeça manual, refinamos-o com o plano de um marceneiro.
Em seguida, limpamos o machado da ferrugem com uma escova de metal e, em seguida, cobrimos-o com uma solução de ácido fosfórico ou fosfórico, para que um filme protetor apareça na superfície do metal, o que impedirá a destruição do material. Se desejado, o polimento de metal também pode ser feito. Este procedimento é simples e o resultado será excelente.
Então colocamos o machado na maçaneta da maneira clássica - fazemos um corte no final da maçaneta, colocamos um machado nele e depois martelamos uma cunha. Para prolongar a vida útil do machado, sua superfície é tratada com óleo de linhaça. Todas as etapas da restauração do machado antigo, veja o vídeo no site.