Se você caiu nas mãos de um machado velho ou muito enferrujado, não se apresse em enviar a descoberta para sucata, pois ela pode ser restaurada. Além disso, isso pode ser feito em qualquer oficina ou mesmo em casa, se o conjunto de ferramentas improvisadas "cavalheiresco" necessário estiver disponível.
Por onde começar a restauração de um machado?
Antes de tudo, você precisará de uma lixadeira - você deve primeiro processar bem todas as bordas externas e, em seguida, a superfície nas laterais do machado e no bumbum. A parte interna do machado, montada no machado, pode ser processada com uma lima redonda para metal. Este trabalho é meticuloso, mas o resultado vale a pena, acredite.
Após o arquivo, você também pode tratar a superfície interna com uma furadeira elétrica com bicos adequados. Locais muito afetados pela ferrugem são tratados preferencialmente com um disco de moagem para o moedor. Somente aqui é importante ter cuidado para não exagerar e não fazer serifas profundas na superfície.
A fase final do trabalho - gravura
Depois de moer e polir o machado, ele precisa ser colocado por um tempo em um recipiente com uma solução de cloreto de ferro. Esta é a maneira mais segura de conservar metais em casa. A gravação também pode ser realizada usando outras soluções (por exemplo, com ácidos). Certifique-se de que todo esse trabalho deve ser realizado em um local bem ventilado.
Depois disso, resta apenas fazer um machado e colocar um machado restaurado nele. Obviamente, você pode usar essa ferramenta para o objetivo a que se destina, mas ainda assim é melhor "consertar" essa beleza em algum lugar visível e mostrar essa raridade aos amigos.