Máquina de perfuração

Pin
Send
Share
Send

Máquina-ferramenta prática e muito simples, baseada em uma furadeira elétrica. Destina-se ao processamento de madeira e plástico: permite cortar barras, tábuas, compensados, plexiglás e textolito, serrar ripas e tábuas encaracoladas, ranhuras de fresar, retificar produtos de madeira, polir superfícies, perfurar furos, afiar brocas, formões e outras ferramentas de corte. As pequenas dimensões e peso da máquina, a simplicidade do dispositivo e seu uso o tornam adequado para salas de aula e oficinas de carpintaria, laboratórios de estações técnicas para crianças e casas da criatividade.
A máquina consiste em uma base de madeira, uma cama em forma de U, uma frente fixa e contra-ponto móvel. Seu acionamento é a furadeira elétrica IE1032-1 fabricada pela indústria com um mandril para fixação de brocas com diâmetro de até 9 mm. O motor elétrico da broca é alimentado por uma tensão de 220 V, desenvolve cerca de 940 rpm.
A máquina se transforma em uma serra circular da seguinte maneira. Uma furadeira elétrica é fixada no suporte do cabeçote frontal fixo. No cartucho, uma extremidade do mandril é presa e a segunda é presa com a ajuda de um cabeçote móvel e de um centro rotativo. Instale uma mesa elevatória com uma régua móvel e uma cerca de proteção.
Fig. 1 Aparência da furadeira - com uma serra circular.
Fig. 2. O dispositivo da furadeira com uma serra circular:
1- suporte de madeira, 2- estrutura em P, 3- furadeira elétrica, 4 - cabeçote fixo, 5 - mandril, 6 - mesa elevatória, 7 - serra, 8 - guarda de segurança, 9 - suporte com régua, 10 - centro rotativo , 11 - o cabeçote móvel.
A presença de uma régua móvel e rotativa fornece trilhos e barras retangulares e oblíquas. Uma mesa elevatória facilita a fabricação de cantos, bem como ranhuras e ranhuras nas barras. Na máquina, você pode ver trilhos com uma espessura de 2 a 50 mm e uma largura de 2 a 120 mm em madeira e plástico.
Neste último caso, uma fresa com um dente pequeno é usada como serra.
A serra circular pode ser facilmente convertida em um torno de madeira. Para fazer isso, remova a mesa e o mandril, prenda o mandril com os dentes no mandril e fixe o suporte para facas ou formões na cama. Ao mesmo tempo, é garantido que a parte superior do ângulo de referência esteja no nível do centro do cabeçote móvel.
Fig. 3 Vista externa do torno de perfuração.
Fig. 4. O dispositivo do torno da broca:
1 - um mandril de dente, 2 - uma esquina básica, 3 - um braço.
Após a instalação da máquina, entre o mandril dentado e o centro rotativo, a peça de madeira é firmemente presa, a qual é preparada primeiro girando com um cinzel semicircular e depois usinada com uma peça de corte chanfrada. Durante a operação, verifique se a distância entre o suporte e a peça não excede 5 mm para facilitar o trabalho com a ferramenta.
Como um torno, é possível produzir, por exemplo, alças para ferramentas, bem como peças torneadas de várias configurações.
E, finalmente, outra transformação da máquina - na perfuração. Para isso, é necessário remover o canto móvel de suporte, o centro e o mandril da engrenagem; segure uma broca no mandril e coloque um fungo no cabeçote móvel em vez do centro. A distância de instalação entre o cabeçote móvel com o fungo e a broca deve corresponder à espessura da peça.
Fig.5. Aparência de uma máquina de perfuração de uma broca.
Fig. 6. O dispositivo de uma máquina de perfuração de uma broca:
1 - broca, 2 - fungo.
Fonte: F. Proksh e V. Shilov freeseller.ru

Pin
Send
Share
Send