Como posso usar o compressor da geladeira como aerógrafo

Pin
Send
Share
Send

artigo sobre o uso de um compressor antigo de uma geladeira, para uso em um aerógrafo.
Então, capítulo um: produção.
Geralmente em nossas latitudes, o habitat de compressores selvagens ou selvagens é bastante pequeno, embora haja exceções. Na maioria das vezes, eles podem ser encontrados perto do lixo nos pátios das casas ou nas adegas, onde todo o lixo é armazenado. Normalmente, eles estão bem presos a uma grande caixa branca, que em geral as pessoas chamam de geladeira e guardam cerveja nela. Procurar um compressor selvagem com as próprias mãos não funcionará, não será dado a você exatamente assim. Enquanto isso, você vai correr atrás de armas, um compressor selvagem pode muito bem se tornar um lar, mas já um estranho.
Você deve ter um conjunto especial de armas com você - alicates, chaves de fenda e uma cruz, 2 chaves para 12X14. Se uma caixa branca grande for encontrada, é necessário examiná-la cuidadosamente, geralmente o compressor está escondido em sua parte inferior na parte traseira. Se o compressor for detectado e você tiver o conjunto de armas necessário, poderá iniciar a produção.
A mineração de compressores é um processo simples, mas você precisa abordá-lo com cuidado e cuidado, caso contrário, poderá haver problemas no futuro. A primeira coisa a fazer é morder os tubos de cobre com alicates ou cortadores laterais que vão para a grade de resfriamento com uma margem de pelo menos 10 cm e, de preferência no máximo, os tubos extras serão úteis (em alguns tipos de compressores, uma placa de metal é fixada nos tubos com números em relevo - não jogue fora, pode ser útil também). Além disso, o tubo deve ser cortado! Em nenhum caso você pode cortar, os chips certamente entrarão, então o compressor poderá ficar muito doente e morrer. Ao morder, os tubos achatam, você não pode ter medo disso, e ajudará a não espirrar óleo durante o transporte.
Nesse estágio, recomendo derramar uma gota de óleo do compressor em um pedaço de papel limpo e procurar partículas de metal. Se as partículas de pó de prata forem notadas no óleo, você não poderá mais continuar e respeitar por um minuto de silêncio a lembrança carinhosa da unidade falecida.
A segunda e mais importante coisa - o compressor não consiste apenas de hardware, mas também possui outro órgão muito importante - o relé de partida. O relé parece uma pequena caixa preta (às vezes branca), parafusada separadamente com parafusos próximos ao compressor, a fiação entra e sai dela. É necessário desaparafusar cuidadosamente o relé do refrigerador e, da mesma forma, desconectar cuidadosamente o conector que vai do relé à carcaça do compressor (isso se aplica a potes antigos, para outros tipos de compressores, o relé pode não ser removível). Os 2 fios de entrada provavelmente terão que ser arrancados, eles ainda não vão direto para o plugue. Há outro ponto importante - é preciso lembrar ou marcar em qual posição o relé foi parafusado, onde a parte superior e inferior, acontece e é assinada, mas nem sempre. Por que é importante - mais sobre isso abaixo.
E finalmente, o terceiro - usando 2 chaves para 12, desligamos a carcaça do compressor da geladeira. Geralmente é parafusado com 4 parafusos e porcas através de juntas de borracha. É aconselhável levar todo esse conjunto de fixadores e elásticos com você; pode ser útil durante a preparação subsequente para o trabalho.
Capítulo Dois: Preparação (Domesticação).
Então, você acabou de pegar seu compressor, manchado de sujeira e óleo, com as mãos arranhadas e esticadas até os joelhos, cansado, mas feliz, finalmente chegou à casa dele. Agora você pode começar a preparar o compressor para operação. A primeira coisa a fazer é uma execução de teste. Vestimos o conector do relé para os contatos na carcaça do compressor. Orientamos e fixamos temporariamente o relé em uma superfície horizontal, você pode até colar com fita adesiva. O principal é consertar o relé como estava na geladeira, ele funciona em um trailer de gravidade e aquecimento de placas. Se você o orientar incorretamente, ou simplesmente jogar com o peso, ele não funcionará corretamente, e isso pode terminar fatalmente para os enrolamentos do relé e do motor do compressor.
Com cuidado e com a ajuda de fita isolante, prendemos o fio temporário com um plugue nos fios que entram no relé. Eu recomendo fortemente que você acabe torcendo com fita isolante, sua segurança e vida dependem disso. Modeladores e tão poucos, vamos apreciá-los e a si mesmo. Os tubos achatados precisam ser espremidos com um alicate, eles divergem para os lados e liberam a passagem de ar.

Quando tudo estiver pronto e consertado - você pode colocar o plugue na tomada. Geralmente isso é acompanhado por uma pequena faísca e estalo, a carga ainda é considerável. Se tudo estiver em ordem, o compressor deve ligar e chocalhar silenciosamente. O ar deve sair do tubo, você precisa marcar qual deles é “inspiração” e qual é “expirar”. Você não precisa dirigir por muito tempo, o principal é garantir que a montagem esteja funcionando. Se não estiver bom e o compressor não ligar, ou ligar e desligar depois de um tempo, não é uma coisa boa. Para um pequeno exame, você precisa ser amigo da engenharia elétrica e de um testador. Se você não é amigo dessas coisas - eu não recomendo ficar bisbilhotando.
Bem, se você é amigo ou tem uma ideia - continue. É necessário remover o conector do relé do compressor e tocar os enrolamentos do motor. Eles devem convocar com pouca resistência um ao outro em qualquer combinação. Se um dos enrolamentos não tocar, seguramos em nossas mãos o corpo da unidade falecida. Se você fizer uma ligação, precisará inspecionar e limpar o relé. Abra cuidadosamente a caixa e limpe os contatos com lixa fina. O principal é não dobrá-las ou quebrá-las; você também não precisa esfregar muito.
Depois, coletamos tudo de volta, corrigimos como deveria e tentamos ligá-lo novamente. Se ele não reiniciar ou desligar, infelizmente, está sem sorte ... (Isso é fornecido desde que o relé seja nativo e tenha este compressor. Um desligamento de emergência também pode ocorrer porque o motor é mais poderoso do que aquele para o qual o relé foi projetado, é preciso procurar outro relé, e o prato no aparelho ajudará.) No entanto, não vamos falar de coisas tristes, esperamos que tudo funcione.
Agora você precisa montar sua unidade em um dispositivo mais adaptado e compacto. É claro que não pretendo ser verdade, todos têm suas próprias capacidades e meios para atingir esse objetivo, mas descreverei minha abordagem para montar todo o dispositivo. Para fazer isso, você precisa visitar a loja de autopeças mais próxima, o mercado de automóveis ou uma barraca com peças de reposição. Lá você precisa comprar:
Um litro de óleo de motor para substituição, 10w40 ou outro mineral ou semi-sintético. geralmente um litro é o menor recipiente, mas se você tiver sorte, ele pode ser rascunho e 500 gramas são suficientes. Na pior das hipóteses, você pode untar todas as dobradiças rangentes da casa.
Óleo de borracha reforçado e tubo resistente à gasolina, com cerca de um metro de comprimento e 4 mm de diâmetro interno. É bom ter um pedaço de tubo de cobre do compressor, você pode experimentar o tubo de borracha certo.
Grampos de acoplamento de metal, 6 peças. Eles devem ser experimentados em um tubo de borracha comprado recentemente. Eles devem ter um diâmetro um pouco maior.
Tubo de arruela de vinil em PVC. Eles são translúcidos, também existem reforçados, mas não precisamos deles. O comprimento deve ser selecionado dependendo da localização do compressor e do conforto da operação, mas não inferior a 2 metros.
2 filtros finos - um para gasolina e outro para diesel. Visualmente diferente - para a gasolina existe um acordeão de papel no interior, para o diesel - dentro de uma malha sintética.
Um tubo de selante de silicone resistente a óleo e gasolina, melhor que uma consistência espessa e cinza, mais líquido e preto pior.
Depois de adquirir tudo isso, você precisa enviar suas paradas para a loja de ferragens mais próxima. Nele você deve adquirir:
Cabo com um plugue no final, para alimentar o compressor à rede. Pelo menos 1,5 metros de comprimento, de preferência em isolamento duplo.
Interruptor de luz de chave única em um compartimento fechado para instalação externa.
Parafusos de madeira para madeira 3,5 x 16 ou 3x16.

Agora toda essa pilha precisa ser combinada e obteremos a unidade cobiçada.
O primeiro e mais importante ponto de preparação, do qual depende o trabalho e a durabilidade do compressor, é a troca de óleo. Muitas cópias foram quebradas nesta ocasião, é necessário trocar, não é necessário qual óleo derramar e qual não.
Pode haver muitas opiniões, mas a certa é minha! Para que não haja perguntas vazias como "mas funciona bem para mim em um girassol!", Escreverei meu ponto de vista neste momento.
O óleo puro do "fuso" (freon, compressor - como não era chamado) é derramado dentro do compressor na fábrica. Na verdade, é mineral. Não contém aditivos porque o compressor no refrigerador trabalha em um espaço fechado e sem ar (sem oxigênio), e não está exposto a nenhuma influência ambiental. Quando começamos a usá-lo para nossos propósitos, a situação muda drasticamente. O oxigênio do ar, as partículas de poeira, a umidade etc. começam a atuar no óleo. O óleo mineral é bem rápido o fica entupido e oxidado, perde suas propriedades, o que leva a um forte aquecimento do compressor durante a operação, ruído, desgaste do sistema de pistão e, eventualmente, obstrução. E isso apesar do fato de haver óleo suficiente. Além disso, devido a pequenos ligantes e com as propriedades de umedecimento do óleo mineral, ele voará intensamente, bloqueando o ar com vapor e reduzindo o nível de operação no compressor.
O óleo automotivo (motor) é privado da maioria desses problemas, principalmente devido ao conteúdo de aditivos nele compensando ou eliminando completamente os fatores negativos que afetam a qualidade e a durabilidade do óleo. Além disso, ele foi projetado para condições operacionais muito mais rigorosas do que aquelas que estarão no seu compressor. Por exemplo, eu uso semi-sintéticos de motor 10w40, porque ele permanece após a troca do óleo no meu carro. Você pode usar óleo mineral e semi-sintético com outros índices, mas eu não recomendo o uso de óleos sintéticos. Em primeiro lugar, significativamente mais caro e, em segundo lugar, são mais fluidos e menos duráveis.
Espero ter escrito de maneira convincente, embora, é claro, haja incrédulos que encherão persistentemente qualquer óleo que esteja à mão e, sim, a bandeira para eles.
Vamos voltar ao nosso amigo de ferro. Isso levanta algum ponto técnico, a saber: que tipo de compressor caiu em suas mãos. Visualmente, eles são divididos em dois tipos principais - um cilindro e uma panela (lembra um vaso noturno coberto com uma tampa convexa). A primeira espécie - quase extinta, foi usada em geladeiras muito antigas, que deixaram de ser produzidas no final dos anos 70. Mas se você conseguiu obter esse tipo de compressor vivo - teve muita sorte. Eles podem pressionar a saída muito mais do que os outros. Frequentemente, o segundo tipo de compressor - potes - cai nas mãos.
A principal diferença para nós, nesta fase, é onde trocar o óleo. Nos cilindros, na maioria das vezes um parafuso enorme é parafusado na lateral da caixa; fecha o gargalo de enchimento. É necessário desaparafusá-lo com uma chave inglesa, drenar o óleo antigo do compressor em alguns pratos descartáveis.É aconselhável medir quanto esse óleo foi. Dependendo do tipo de cilindro, eles precisam ser preenchidos com 300 a 500 gramas de óleo. Em seguida, aperte cuidadosamente o parafuso de volta, de preferência com um selante resistente a óleo e petróleo.
Com um pote é um pouco mais complicado. Normalmente, três tubos se destacam - inspire, expire e um tubo de enchimento selado. É aconselhável trocar o óleo através dele. Para fazer isso, precisamos abrir este tubo, podemos cortar um pouco a lima com um círculo em um círculo abaixo do local achatado, mas em nenhum caso não cortamos completamente. Então, ao longo do entalhe, o tubo deve ser quebrado e completamente quebrado, balançando para os lados. A rebarba formada ao redor da borda deve ser levemente pregada com um martelo. Em seguida, basta drenar o óleo da panela, inclinando-o em direção aos tubos, em qualquer recipiente descartável. Lembre-se - não ligue o compressor depois de drenar o óleo!

O compressor terá que ser preenchido com uma seringa, derramando gradualmente óleo no tubo de enchimento, você pode colocar um tubo de borracha na forma de um funil de improviso. O óleo em uma panela requer cerca de 250-350 gramas. Após o reabastecimento, o tubo deve ser afogado, caso contrário o ar passará por ele (ou vice-versa - passará pelo filtro, dependendo do tipo de compressor). É claro que você pode aplainá-lo, mas não é conveniente, então você precisa trocar o óleo. Eu recomendo enroscar um pequeno parafuso auto-atarraxante de diâmetro adequado, sob a tampa da qual haverá uma junta de borracha na arruela.
Como no caso do óleo, existem camaradas desesperados ou preguiçosos que tentam alimentar o óleo do compressor em movimento, despejando-o no tubo de sucção - eu recomendo não fazer isso. Primeiramente, é aconselhável trocar o óleo de uma só vez, e ligar o compressor com o óleo drenado é matá-lo. Em segundo lugar - existe um fenômeno em dispositivos de pistão - golpe de aríete. É quando um líquido entra no espaço acima do pistão, em um volume maior do que o volume da câmara de compressão permite. Os líquidos, como sabemos, quase não são comprimidos, e o motor do compressor tentará fazer isso. Como resultado, podemos obter a destruição do sistema de pistão. Espero ter convencido disso.
E assim continuamos. Agora vamos colocar tudo em uma pilha, de acordo com o esquema acima.

Esse esquema é destinado a aerógrafos de ação única, como o nosso amado "Eton" - ele também é bielorrusso ou convertido em aerógrafo de ação única e ação dupla.
Obviamente, você pode combinar tudo isso e deixá-lo com o peso, mas esse design se rompe e desmorona constantemente. Eu acho que se você gastar um pouco de esforço e combinar tudo em qualquer plataforma ou no caso - será mais confiável e dará mais prazer ao trabalho. Não pretendo padronizar, mas meu tipo de montagem não exige absolutamente o uso de máquinas-ferramentas, soldas ou ferramentas especiais. Todos os materiais também estão disponíveis, e seu custo é pequeno. Para obter o resultado mais simples e confiável, você pode montar a estrutura em uma placa de madeira compensada ou papelão. As dimensões desta planilha dependem principalmente do tipo de receptor selecionado ou extraído. O receptor é necessário para pelo menos duas funções - suaviza as pulsações de pressão do ar que são inevitáveis ​​durante a operação do compressor e serve como uma armadilha para vapores e gotículas de óleo. Para aerógrafos de ação simples de baixo custo, que incluem o amplamente utilizado “Eton” - ele também é bielorrusso, um receptor de grande capacidade é absolutamente desnecessário, um volume de cerca de 1-2 litros é suficiente.
Como mostra a prática, praticamente todos os recipientes hermeticamente fechados são usados ​​como receptor - desde garrafas de plástico para bebidas e cerveja até receptores industriais de caminhões e equipamentos. Na minha opinião, o uso de garrafas de plástico e especialmente de vidro é um tanto inseguro, esses materiais não possuem boa resistência mecânica, e mesmo uma pequena pressão no receptor pode quebrá-lo se danificada e causar ferimentos. Claro, você pode usar coisas como um cilindro de um extintor de incêndio, mas isso aumenta um pouco e torna toda a estrutura mais pesada.
Os recipientes mais ideais para o receptor são pequenos recipientes para água de polietileno branco translúcido ou, como no meu exemplo, um tanque de expansão da Lada. O polietileno de que são feitos esses recipientes, bastante espessos e viscosos, não tem medo de danos mecânicos causados ​​por objetos pequenos caídos e mantém suas propriedades por um longo tempo. Mesmo que ocorra uma ruptura, ela não produz fragmentos ou pedaços de material. Para aqueles que não desejam usar esses materiais sob pressão, posso aconselhá-lo a examinar de perto as pequenas latas de combustível de metal soldado com um volume de 5 litros.
A adaptação de um recipiente ou tanque para o receptor é bastante simples - é necessário levar 2 tubos, por exemplo, cobre, cortado do compressor, com cerca de 15 cm de comprimento cada. Não esqueça que tubos de pelo menos 10 cm de comprimento devem permanecer no compressor. Na tampa do recipiente, são feitos 2 furos nos quais esses tubos devem se encaixar firmemente. Então, a partir do interior da tampa, o local onde os tubos entram é preenchido com resina epóxi, você não precisa preenchê-lo completamente, você ainda precisa deixar mais espaço para enroscar o pescoço. Quando tudo secar - você precisará lubrificar o pescoço e a cortiça com selante e apertar bem. Nesse ponto, é importante posicionar os tubos corretamente - suas pontas não devem estar próximas e o tubo de saída deve estar mais alto que o de entrada (como no diagrama).
Agora que tudo está pronto, você pode descobrir quais tamanhos são necessários para uma folha de madeira compensada. O encaixe forte não deve ser montado, será mais difícil de manter e o compressor deve ter algum espaço para soprar e resfriar o ar. No meu caso, basta um pedaço de 30x40 cm, que deve ser retirado com espessura de pelo menos 9 mm, chapa de fibra de vidro - 15 mm. Aparar cantos e processar com areia áspera - ele já tem sabor. Mas lascas nos dedos não proporcionam prazer.
Nos cantos da chapa, em sua futura parte inferior, é necessário fixar com parafusos de pernas, borracha ou, por exemplo, rolhas de garrafas de plástico (uma boa razão para tomar 4 "uma e meia" de cerveja). O principal é não apertar os parafusos no chão ou na mesa. As pernas são necessárias para reduzir o ruído durante a operação do compressor, impedir que ele se arraste no local e arranhar o chão também é desagradável.
Em seguida, são feitos 4 furos para montar o compressor, parafusos, espero que você não tenha esquecido de trazer? Talvez ao usar uma folha grossa de madeira compensada ou aglomerado, o comprimento de parafusos regulares possa não ser suficiente, então você terá que comprar outros mais longos, com porcas, em uma loja de ferragens ou de automóveis.
A parte mais difícil é consertar o receptor. Ele deve ser instalado primeiro, para que o restante das peças da unidade não interfira posteriormente. Não vale a pena perfurar o receptor através dos prendedores, você precisa de uma abordagem criativa - por exemplo, use um tubo ou tira de borracha, tecido ou couro forte, fita perfurada para embalar cargas pesadas, etc. Uma extremidade da fita de fixação é parafusada no contraplacado com um parafuso, joga-o através do receptor e é apertado do outro lado.

O compressor é parafusado, de preferência por tubos na borda da folha de compensado, para que seja mais fácil trocar o óleo posteriormente. Ao parafusar, é aconselhável lubrificar as roscas dos parafusos com vedante, para que não sejam desaparafusados ​​posteriormente devido à vibração. Ao lado, aparafusamos o relé de partida com os parafusos, orientando-o corretamente. Em seguida - o interruptor da luz, em seus contatos, conectamos o relé e o cabo de alimentação. É aconselhável fixar o próprio cabo com uma gola ou um ilhó na folha de compensado, para que não se solte do interruptor.

Quando terminar a parte elétrica, prosseguimos com a instalação do restante do sistema pneumático. Na entrada do compressor, usando um pedaço de tubo de borracha e 2 grampos, consertamos um filtro fino para a gasolina. Talvez essa parte pareça supérflua para alguém, mas não é cara, e todo tipo de poeira não entra no compressor e, portanto, não pode mais ser removida de lá. O principal em todas as operações subseqüentes é não encher este filtro com óleo, pois isso perderá suas propriedades. Em seguida, um pedaço de tubo de borracha e dois grampos conectam a saída do compressor à entrada do receptor. É necessário agir com cuidado para não quebrar os tubos da tampa. Na saída do receptor, também esticamos o tubo de borracha com 2 grampos, fixamos o filtro para diesel. Este filtro pode ser preenchido com sílica gel e, em seguida, ele executa duas funções - um coletor de umidade e um adaptador para fixar os tubos de borracha e cloreto de vinil. Obviamente, você pode fazer isso sem puxar o tubo de vinil diretamente para a saída do receptor, mas essa conexão não será completamente estanque e durável, a mangueira quebrará o tubo de cobre liso.
Um tubo de vinil geralmente tem um diâmetro menor que o bico do filtro e do aerógrafo; ele não estica muito bem e é bastante difícil encaixá-lo. Há um pequeno truque para isso - a ponta do tubo é imersa no solvente 647 por vários minutos. Raso, mais de 5 mm não vale a pena, caso contrário, será muito flexível e não haverá ênfase em empurrá-lo para o encaixe. É aconselhável fixar o filtro e o tubo de vinil em uma folha de madeira compensada, para não sair e soltar os tubos do receptor.

Bem, é quase isso. Você pode ligar, ouvir o assobio do ar. Apenas correr para o trabalho não vale a pena, se o selante de silicone foi usado - ele precisa secar por alguns dias.
Capítulo Três: Exploração.Não há nada complicado aqui. A principal coisa ao operar o compressor é evitar que ele superaqueça. Normalmente, o compressor é aquecido a uma temperatura de 40 a 45 ° C por 25 a 30 minutos de operação contínua. Não vale a pena trabalhar mais, já pode refletir mal em seus recursos e na qualidade do trabalho.
Para uso futuro, pode ser necessário ajustar a pressão do ar. Por exemplo, alguns tipos de compressores podem liberar muito mais ar do que o necessário para um aerógrafo, ou isso ocorre devido a momentos de pintura. Nesse caso, o compressor criará uma pressão desnecessariamente alta nos tubos, filtros e receptor, além de trabalhar com sobrecarga e aquecer rapidamente. Nesse caso, precisamos de uma caixa de velocidades. O mais importante é que a caixa de engrenagens neste sistema deve ser instalada na ENTRADA do compressor; se estiver instalada na saída, isso também fará com que o compressor sobrecarregue e aqueça rapidamente.
Ao instalar um redutor na entrada, limitamos a quantidade de ar que passa pelo compressor, regulando assim a pressão. A caixa de velocidades mais simples e mais acessível são os tubos calibrados, que podem ser fixados na entrada do filtro através de um tubo de borracha, por exemplo, das canetas de canetas ou agulhas grossas de seringas. Você pode se exercitar com diferentes exercícios. Ou você pode visitar a loja de animais mais próxima, nos produtos para o aquário você pode encontrar pequenas torneiras e caixas de velocidades muito adequadas. E em termos de diâmetros de pouso, eles valem apenas um centavo. Ao contrário dos tubos calibrados, eles permitem ajustar a pressão dentro de certos limites enquanto você trabalha.
Capítulo Quatro: Manutenção.
A manutenção do compressor não é difícil, embora algumas peças precisem ser parcialmente removidas para isso. Obviamente, você não precisa reparar a unidade, mas acredite: ele responderá o mesmo.
O serviço inclui:
Troca de óleo.
Substituição do filtro.
Drene o óleo acumulado do receptor.
O petróleo, por melhor que seja, ainda perde suas propriedades e fica contaminado com o tempo. É aconselhável trocar o óleo pelo menos uma vez por ano no compressor, independentemente do modo e da quantidade de tempo de operação.
Para fazer isso, é necessário remover todos os tubos, desaparafusar o parafuso do tubo de enchimento e inclinar o compressor para derramar todo o óleo. Lembre-se: depois disso, você não poderá ativá-lo! Em seguida, como na primeira troca de óleo, despeje a quantidade necessária de óleo dentro com uma seringa. Enquanto os tubos são removidos - você pode remover os filtros antigos e derramar o óleo acumulado do receptor. Não vale a pena despejar esse óleo de volta no compressor.
Em seguida, instale todos os novos filtros no lugar, retorne os tubos ao compressor. Os grampos metálicos ajudam muito nisso, pois permitem executar repetidamente essas operações.
Bem, isso é tudo, bom trabalho. Eu acho que as perguntas adicionais que surgiram podem ser resolvidas no fórum.

Pin
Send
Share
Send