Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Qualquer construção começa com a fundação. Os tipos e tamanhos da fundação dependem do edifício que será construído nela. Quanto maior o peso do edifício, mais completa a fundação. Para a construção de uma casa de madeira ou de blocos de concreto de espuma, uma fundação de tira é perfeita. A principal vantagem da fundação em tira é que ela pode ser construída com suas próprias mãos sem o uso de equipamentos de construção pesada.
Convencionalmente, a construção de uma fundação de tira pode ser dividida em vários estágios principais.
Marcação.
Para simplificar o processo de marcação, o local escolhido para a construção da casa deve ser nivelado, cortado o arbusto e a grama alta. Em seguida, no local de uma das paredes do edifício, marque as bordas da fundação com pinos martelados, chamando-os condicionalmente de A e B. A principal tarefa da marcação é dar aos contornos do edifício a forma correta em ângulos retos. Para isso, existem instrumentos geodésicos especiais. Mas você pode fazer sem eles. Para fazer isso, você deve se lembrar do curso escolar de geometria. Uma distância igual às arestas da fundação da parede perpendicular desvia do ponto A perpendicular à linha reta AB. Denotamos esse ponto pela letra B. Agora temos um triângulo retângulo, pernas AB, AB. Conhecendo as dimensões das pernas, você pode calcular o comprimento da hipotenusa BB e comparar com o que aconteceu no chão. Se necessário, o pino deve ser movido para o ponto desejado. Da mesma forma, a localização do quarto canto da fundação é determinada. A fita métrica a laser é melhor para medições de distância.
Trincheira sob a fundação.
Uma vala sob a fundação é cavada estritamente de acordo com a marcação. A largura da vala é de 40 a 50 cm, mas a profundidade deve ser determinada pela profundidade do congelamento do solo. A escavação deve estar 20 cm abaixo da profundidade de congelamento. Portanto, nenhum movimento do solo e sua expansão durante o congelamento serão assustadores para a fundação. Antes de derramar a fundação, uma almofada de areia com 20 cm de altura é derramada no fundo da vala e forçada com força.
Para salvar, às vezes use o método de empilhar. Nos cantos da fundação e ao redor do perímetro, estacas reforçadas são derramadas à profundidade de congelamento a cada meio metro. O reforço deles deve ficar na altura da fundação da tira. Isso é necessário para uma forte ligação entre a fundação principal da tira e as próprias estacas. Nesse caso, a fita de fundação pode ser rasa.
Cofragem.
Antes de derramar a fundação, é necessário erguer a cofragem, o que dará à fundação a forma necessária. A cofragem pode ser feita de tábuas com uma espessura de 40 a 50 mm. Folhas também adequadas de aglomerado ou ardósia. As arestas superiores de toda a cofragem devem ser uma superfície horizontal ideal. Se você montar a cofragem a partir das placas, suas bordas internas deverão ser cobertas com um filme para evitar vazamentos de cimento e facilitar sua desmontagem subsequente. Para evitar que a cofragem rebente sob o peso do cimento, são instalados espaçadores na parte externa da estrutura. Para ventilar o volume interno da fundação na cofragem, são feitos orifícios redondos de ambos os lados onde são inseridos tubos de plástico.
Reforço.
Para dar resistência à tração da fundação, o volume interno da cofragem é preenchido com uma armação de reforço de ferro com uma seção transversal de 8 a 10 mm. Entre si, o reforço é conectado com um fio de metal macio especial.
Preencher.
Para vazar, use uma argamassa de concreto da marca M300. A solução pode ser comprada pronta, mas, para isso, você deve calcular com precisão o volume da fundação. Com esta opção, há um menos significativo. Toda a solução deve ser elaborada em 1-2 horas, caso contrário, ela se tornará inutilizável. Você pode preencher a base você mesmo. Para fazer isso, você precisará de areia, cascalho e cimento. Proporções de mistura são geralmente indicadas em sacos de cimento. Um pequeno misturador elétrico de concreto acelera significativamente o processo de preparação da argamassa. O preenchimento deve estar exatamente ao longo das bordas superiores da cofragem.
Secagem.
Após o vazamento, a fundação deve ser coberta com um filme em tempo chuvoso e deixada para secar. Se o tempo estiver quente, a fundação precisa ser regada. Após a secagem, você pode remover a cofragem e começar a construir uma casa.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send