Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
No entanto, nem todos os usuários iniciantes têm a operação mais simples - estanhar um ferro de soldar.
Por que estanho um ferro de solda?
A resposta a essa pergunta está no fato de que, no processo de solda, torna-se necessário levar a solda (uma liga de chumbo e estanho) com uma picada aquecida, que é então transferida para a junta. Mas se você não o aguentar, esse procedimento se tornará impossível. A solda não adere ao ferro de soldar, respectivamente, é impossível pegar a quantidade certa de liga e transferi-la para o local de solda.
Por que isso está acontecendo? Após o contato da ponta aquecida com a solda, esta derrete e adere à superfície. Mas somente quando há uma camada de estanho, chamada "ferro de solda estanhado". Portanto, se estiver manchado com resina, fluxo ou plástico, essa interação não funcionará. A solda derrete, gotículas de metal, mas essa coisa não gruda na picada.
Um ferro de solda estanhado adequadamente é uma ferramenta na qual a peça de trabalho é coberta com uma camada muito fina de solda. O estanho adere facilmente a essa superfície e pode ser facilmente transferido para um condutor, placa de circuito, componente de rádio e assim por diante.
Materiais para estanhar um ferro de soldar
Para estanhar adequadamente um ferro de solda com uma picada de cobre, você precisa de um conjunto mínimo de materiais:
- resina de pinheiro;
- solda;
- papel de areia;
- esponja para lavar a louça.
O resultado será muito melhor se você seguir as recomendações descritas abaixo.
Não use resina, que expirou. Escurecido e contaminado com substâncias estranhas também é melhor não tomar. Como regra, a resina padrão é adequada para uso dentro de dois anos a partir da data de fabricação.
Recomenda-se que a solda compre uma que tenha a tonalidade mais clara. Isso significa que a liga tem mais estanho e chumbo, respectivamente, menos. Essa solda derrete melhor e é mais fácil para um usuário iniciante.
O papel de esmeril deve ser tal que, após a sua aplicação, não haja sulcos profundos na picada de cobre. Pela mesma razão, em nenhum caso as pedras de moagem devem ser usadas para decapagem. Excelentes resultados são obtidos com o uso de lixa com grão P150.
A esponja para lavar a louça deve ter uma almofada dura, pois esse lado é usado no trabalho. Você pode substituí-lo por quase todos os materiais de feltro. Existem também esponjas especiais para limpar o ferro de soldar.
O processo de estanhar um ferro de solda com uma ponta de cobre
Imediatamente, vale a pena notar que o método descrito abaixo só pode esticar ferros de solda com uma picada de cobre. Se você lixar a ponta de cerâmica, ela perderá irremediavelmente suas propriedades, e o bico caro precisará ser descartado.
Se o estanho solidificado permanecer na superfície de trabalho da picada, ele poderá ser removido da seguinte maneira. O ferro de soldar deve primeiro ser aquecido. Em seguida, o ferrão é abaixado em resina e limpo em um fio de cobre preso em um fluxo.
Em seguida, a parte de trabalho da ferramenta deve ser limpa de fuligem. Isso é feito com uma lixa. Não é necessário zelo especial, pois o cobre é um metal bastante macio.
É dada atenção especial à parte da ponta de solda.
Imediatamente após a limpeza, o ferro de solda é conectado e aquecido até a temperatura operacional. Como o cobre oxida muito rapidamente, é recomendável abaixar a ponta em resina durante o processo de aquecimento. Isso limita o acesso ao oxigênio e a superfície não é coberta com óxido em questão de segundos. Em altas temperaturas, esse processo acelera significativamente.
Quando o ferro de solda é aquecido adequadamente, ele é removido da resina e levado à solda. Depois de coletar uma quantidade suficiente de liga (o estanho deve aderir perfeitamente à superfície limpa), o ferrão precisa ser novamente imerso em resina várias vezes. Devido à grande tensão superficial, o estanho se dispersa uniformemente ao longo da superfície de trabalho do ferro de soldar.
Você pode melhorar o resultado com papelão pré-revestido com resina. Se você mover a picada com solda em uma superfície assim, a lata ficará melhor distribuída e ficará em uma camada mais fina.
Em seguida, você precisa limpar o ferro de soldar do excesso de metal fundido. Para fazer isso, várias vezes segure uma picada enlatada em uma esponja molhada. Neste ponto, você deve ter cuidado para não sujar a ferramenta novamente. Imediatamente após a limpeza, a ponta é abaixada na resina para proteger o revestimento aplicado.
O resultado do procedimento acima deve ser um ferro de solda perfeitamente estanhado com a camada mais fina de estanho na superfície de trabalho. Se tudo for feito corretamente, o processo de soldagem subsequente será simples, mesmo para um usuário iniciante.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send