Usina hidrelétrica caseira de uma velha máquina de lavar

Pin
Send
Share
Send

Eu sempre fui atraído por obter energia livre de recursos naturais. E, de alguma forma, tive a ideia de criar uma mini usina simples que geraria eletricidade a partir de um fluxo de água que passava.

Tudo começou com a idéia de usar o tambor de uma velha máquina de lavar roupa como uma roda d'água - uma pequena usina hidrelétrica caseira.

Com a ajuda de cantos de metal, lâminas diretas de madeira compensada à prova de umidade foram presas ao tambor.

O torque da roda d'água é transmitido através da correia para um dínamo de bicicleta (gerador DC). A eletricidade gerada vai para o LED. Basta girar o volante levemente com a mão e o LED piscará.

A base de toda a estrutura é um quadro de bicicleta.

Dois rolamentos permitem que a roda d'água gire livremente.

Os primeiros testes em um rio pequeno mostraram que a roda d'água no quadro está muito alta, o que impede que o fluxo de água gire normalmente.
Após pequenas mudanças no design da estrutura, a roda começou a se acalmar e a velocidade de rotação aumentou acentuadamente. Como resultado, o dínamo começou a girar e o LED de 4,5 V acendeu.

Assim, a partir de um lixo velho, uma usina hidrelétrica de fabricação própria foi acionada.
Além disso, o conjunto da mini usina hidrelétrica foi instalado em um pequeno riacho.

Produz apenas alguns volts, mas são suficientes para o LED brilhar.

Foi um bom experimento para começar.

Melhoria adicional no projeto


Melhorias adicionais na roda d'água devem afetar:
  • Construa uma mini-barragem para aumentar a pressão da água. Ao mesmo tempo, não está planejado bloquear completamente o rio para que o peixe possa sair no segundo riacho.
  • Sob a barragem, instale um tubo através do qual a água fluirá para uma turbina improvisada. No tubo, organize uma caixa de fita de borracha transportadora. Ao bloquear o fluxo de água através do tubo, você pode executar a manutenção nos mecanismos.
  • Segundo os cálculos, a turbina fornecerá energia cerca de duas vezes mais que uma roda d'água. Além disso, a substituição de uma roda d'água por uma turbina deve eliminar o problema de congelamento no inverno.
  • O fluxo de água irá girar a turbina, transmitindo torque ao gerador. A turbina será realizada em dois mancais de madeira maciça. Com lubrificação regular, eles duram muito tempo. A arruela de pressão manterá o mecanismo de deslocamento lateral.
  • Para fabricar lâminas de metal, calcule o ângulo em que elas precisam ser dobradas (a potência da energia hidrelétrica depende desse parâmetro). Será necessário prender as lâminas usando juntas de borracha para evitar sua separação.
  • Para transmitir torque, use um eixo montado a partir de tubos.
  • Instale o gerador. Coloque uma polia menor no gerador do que a instalada no eixo. Isso aumentará a velocidade necessária para a operação eficiente do gerador.

O gerador deve produzir cerca de 600 watts de eletricidade. Isso tornará possível conectar aparelhos domésticos. Se a próxima etapa do experimento for bem-sucedida, será possível pensar em uma nova modernização para gerar vários quilowatts de eletricidade.

Pin
Send
Share
Send