Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Como você sabe, todos os carros modernos são equipados com indicadores de direção, que são uma luz ou LED piscando no lado esquerdo ou direito do corpo. Às vezes, um relé eletromecânico em tempo integral falha e obter um relé automotivo poderoso nem sempre é tão fácil. Os dispositivos semicondutores vêm em socorro - afinal, construir um relé desse tipo é poderosamente apenas um par de transistores.
Circuito de relé
O circuito é um multivibrador assimétrico; é conectado ao disjuntor em série com a lâmpada e a fonte de energia. Quando a tensão é aplicada, a luz começa a piscar imediatamente. VT2 no diagrama é um transistor de efeito de campo; é através dele que a corrente inteira da lâmpada flui. É preferível usar um transistor com a menor resistência possível de uma transição aberta. Aqui cabe IRFZ44N, IRF740, IRF630. Se um pequeno LED de energia for usado em vez de uma lâmpada, você poderá usar um transistor bipolar, por exemplo, TIP122. Estrutura de potência média do transistor VT1 p-n-p, BD140 adequado, KT814. O diodo D1 pode ser definido 1N4007 ou 1N4148. A freqüência piscando depende diretamente da capacitância dos capacitores e da resistência dos resistores. Para aumentar a frequência, é necessário reduzir a capacitância do capacitor C2 e reduzir a frequência, pelo contrário, aumentar sua capacidade. Você também pode experimentar as classificações de outros elementos do circuito e observar como o ciclo de trabalho dos pulsos mudará.
tranzistornoe-rele-dlja-povorotnikov.zip 97,21 Kb (downloads: 409)
Montagem do circuito
Todo o circuito é montado em uma placa de circuito impresso miniatura, medindo 35 x 20 mm, e pode ser feito usando o método LUT. Os caminhos após a gravação devem ser estanhados, para que o cobre não se oxide.
Primeiro de tudo, resistores e um diodo são soldados à placa. Depois deles, tudo o resto é um par de transistores, capacitores eletrolíticos e um bloco de terminais. É importante não confundir a fiação dos transistores e a polaridade dos capacitores, caso contrário, o circuito não funcionará. Quando todas as peças são soldadas na placa, é imperativo lavar os resíduos de fluxo, verifique a instalação.
Configuração e teste de relés de pisca
Para o teste, vários LEDs poderosos podem ser conectados como carga. Conectamos a carga menos diretamente ao menos da fonte de energia e iniciamos o sinal de mais na placa. Se uma lâmpada for usada para verificação, ela poderá ser conectada com qualquer polaridade. Aplicamos tensão e a luz começa a piscar imediatamente. A frequência de intermitência pode ser alterada em uma ampla faixa, razão pela qual muitas outras aplicações podem ser encontradas neste circuito, além de usar sinais de volta como relés. Por exemplo, com sua ajuda, você pode fazer uma luz traseira piscando para uma bicicleta, basta aumentar a frequência dos flashes, reduzindo a capacitância do capacitor. O circuito pode alternar uma grande potência - até várias centenas de watts, se você usar um transistor de efeito de campo projetado para a corrente correspondente. Com uma potência de mais de 100 watts, é aconselhável instalar o transistor em um pequeno radiador, caso contrário, poderá aquecer durante a operação a longo prazo. Tal circuito, diferentemente de um relé eletromecânico tradicional, não possui partes móveis; portanto, é muito mais durável se usado com uma parte de qualidade adequada. Se necessário, um fusível também é conectado ao circuito em série com a carga, indicada no diagrama como FU1. Montagem bem sucedida.
O vídeo demonstra a operação deste circuito, vários LEDs com resistores são usados como carga.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send