Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
A desinfecção de superfícies de corte de madeira é uma maneira eficaz de se livrar de bactérias e microorganismos. Eles se multiplicam em rachaduras, lascas, em uma superfície lisa e áspera, alimentando-se dos restos de produtos. É especialmente importante desinfetar a árvore após cortar carne e peixe crus. Suco de carne absorvido, os restos de tecidos de peixe podem provocar a multiplicação de estafilococos e bacilos de botulismo. Você pode se livrar de restos de comida, impedir a propagação de organismos patogênicos, remover manchas e odores desagradáveis usando meios improvisados.
Como lavar a superfície de corte
Em uma cozinha profissional, os chefs cortam diferentes tipos de produtos em tábuas separadas. E, no entanto, são sistematicamente tratados com desinfetantes. Em casa, costuma usar a mesma superfície para cortar frutas, queijo, lingüiça, pão. Nele, costeletas de carne picada crua.
Após cada uso, as placas devem ser lavadas em água quente com uma solução com sabão. Se o produto for feito de uma parte integrante da madeira, ele pode ser lavado na máquina de lavar louça. Se a base for feita de madeira compensada, bambu colado ou blocos de madeira com vários graus de dureza, lave apenas à mão.
Para uma nota. Tábuas de secar melhor pendurando em um gancho ou colocando na posição vertical. Não é recomendável limpá-los com uma toalha de cozinha comum, pois os microorganismos também se acumulam nela. Se você precisar secar urgentemente a árvore, é melhor usar toalhas de papel descartáveis.
Como remover um odor desagradável
Livrar-se do cheiro de alho fresco ou arenque é bastante difícil. Se a lavagem usual com espuma com sabão não ajudar, você pode usar suco de limão, uma solução de bicarbonato de sódio ou mingau de maçãs frescas da seguinte maneira.
1. Rale uma fatia de limão
O cheiro de limão quase instantaneamente neutraliza os aromas de vários produtos. Por exemplo, peixe, queijo, cebola. Para fazer isso, a superfície limpa com água corrente é esfregada com uma fatia de limão. O suco é deixado por 5 minutos e depois lavado por 1 minuto com água.
2. Aplique uma solução aquosa de refrigerante
Se o limão não estava à mão, use bicarbonato de sódio. Para fazer isso, uma colher de sopa de refrigerante é misturada com uma colher de chá de água.
O mingau é aplicado uniformemente na árvore e deixado para secar. O resíduo é lavado com água.
3. Distribua maçãs raladas por toda a área
Maçãs convencionais ajudarão a dar à árvore um aroma fresco e neutro (a variedade não importa). Eles são esfregados em um ralador fino, distribuído por toda a área por 10 minutos. Não é recomendável deixar a mistura por um longo período de tempo, pois traços escuros podem permanecer na superfície (devido à oxidação do ferro).
Como remover manchas
Depois de cortar alimentos gordurosos, manchas visíveis permanecem no avião de madeira. Existem várias maneiras de lidar com eles:
- rale a árvore com óleo ou vaselina para uniformizar a cor da superfície;
- remova manchas com sal, suco de limão, vinagre ou creme dental.
Uma mistura de sal-gema e limão
A combinação de suco de limão com sal é um remédio universal que permite remover manchas, eliminar odores e desinfetar ao mesmo tempo. Um punhado de sal é derramado com uma camada uniforme no prato, esfregado em movimentos circulares com parte do limão até que o suco se misture com o sal. O líquido cinza resultante é lavado, o cartão é limpo com uma toalha de papel.
Vinagre
O vinagre 6% é usado não diluído. É aplicado localmente nas manchas por 10 a 12 minutos. Se a área de poluição for grande, tome 9% de vinagre. É diluído com água em proporções iguais e aplicado a toda a área por vários minutos. Depois de enxaguar abundantemente com água.
Dica. Uma solução aquosa de vinagre pode ser derramada em um frasco de spray para pulverizar o avião após cada uso. O vinagre ajuda a eliminar salmonelas e E. coli.
Creme dental
Uma pasta de dente comum ajuda a preencher as rachaduras e remover pequenas rugas. Remove odores fortes. É aconselhável usar pasta branca, em vez de géis coloridos. Basta espalhar uma fina camada de pasta ao longo das fibras com uma escova de dentes e enxaguar.
Como higienizar
Se as tábuas de madeira cortadas não forem desinfetadas há muito tempo, é aconselhável tratá-las com agentes bactericidas fortes: peróxido, clorexidina, sabão em pó ou alvejante.
A ação da clorexidina
Um anti-séptico médico de amplo espectro é seguro para o sistema digestivo humano, mata muitos tipos de bactérias, não tem odor específico e não deixa queimaduras químicas na pele. Eles tratam a superfície contaminada com uma almofada de algodão umedecida. Deixe de molho por 10 minutos e depois enxágue.
Método de usar sabão em pó
A espuma de um sabonete escuro é um remédio universal adequado para o tratamento de várias superfícies. A espuma limpa perfeitamente a sujeira e os patógenos. É aplicado uniformemente após o corte de carne crua, fígado, frango ou peixe. O tratamento oportuno evita infecções, manchas e bolores. Após 5 minutos, a espuma é lavada com água.
Variante de uso de peróxido
Um anti-séptico médico também é usado para remover certos tipos de microorganismos. É melhor usar peróxido de hidrogênio em conjunto com o vinagre: primeiro, o avião é umedecido com vinagre e, em seguida, uma solução de peróxido a 3% é aplicada.
Aplicação de lixívia
Em casos especialmente difíceis, quando a gordura e a fuligem crônicas são absorvidas pela árvore, aparecem fungos ou fungos, um desinfetante à base de cloro é usado. É produzido em água quente de acordo com as instruções (cerca de meio copo por 5 litros de água). Na solução resultante, mergulhe as placas de madeira (também de plástico) por não mais de 20 minutos. Durante esse período, o cloro alveja manchas, destrói odores e microorganismos. Após o alvejante, a prancha é lavada em água corrente por pelo menos 5 minutos.
O processamento regular de placas permite mantê-las limpas e também prolonga sua vida útil.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send