Parafuso quebrado da polia do eixo de manivela

Pin
Send
Share
Send


Durante a operação do carro, pode ocorrer uma desagregação desagradável - uma quebra do parafuso da polia do gerador, que é montado no virabrequim do motor do carro.
O principal motivo desse mau funcionamento é um parafuso de baixa qualidade ou sua constrição ao instalar a polia.

Você pode reparar esse mau funcionamento sozinho. Para fazer isso, você terá que fazer alguns esforços. Em casos raros, é possível pôr em marcha o vinco atingindo um pequeno cinzel com um martelo. Na maioria das vezes, é necessário perfurar ao longo do eixo de um parafuso quebrado. Considere o reparo do exemplo do mecanismo VAZ.

Ferramentas e materiais


Para desmontar o parafuso da polia do gerador quebrado, precisamos de algumas ferramentas:
  • furadeira elétrica ou manual (chave);
  • brocas de metal com um diâmetro de 3-5-7 mm;
  • extrator cônico esquerdo;
  • núcleo;
  • chave de fenda plana;
  • fluido para ferrugem por estresse e escala (WD-40).

Etapas de reparo


É necessário inspecionar o final do vinco, remover as rebarbas com uma chave de fenda e tratar a circunferência do parafuso quebrado com um líquido especial para obter ferrugem e incrustação (WD-40). Isso facilitará o recesso subseqüente do eixo do parafuso.
Determinamos a profundidade aproximada da perfuração comparando a parte quebrada (cabeça) do parafuso com um novo parafuso. Por via de regra, não excede 1,5 cm.

Em seguida, determinamos o estado da face final do disjuntor. É desejável ter uma superfície plana perpendicular ao eixo do parafuso. Se a superfície estiver inclinada, você precisará selecionar a broca apropriada e trabalhar um pouco com ela. Isso levará a superfície a uma condição nivelada e facilitará a perfuração.

Montamos o ponto de perfuração do parafuso quebrado. Com uma broca sólida endurecida para metal com um diâmetro de 3 mm (preferencialmente produção doméstica), começamos a perfurar um parafuso quebrado em toda a sua profundidade.

Em alguns casos, essa perfuração é suficiente. Resta trocar a broca para um extrator cônico com uma rosca esquerda, aparafusá-la no orifício e desapertar os parafusos restantes.

Se o parafuso quebrado não puder ser removido, é necessário repetir a perfuração com uma broca de diâmetro maior. Essa perfuração enfraquece bastante o vinco e, em um certo estágio, sua remoção não é difícil. Suas paredes finas podem simplesmente ser destruídas sem danificar as roscas no virabrequim. Depois de remover o vinco, remova cuidadosamente todos os resíduos de metal da cambota.

Conclusões


Um pequeno número de ferramentas e habilidades para trabalhar com ele tornou possível um tipo de reparo bastante complicado - remover a flange do parafuso que conecta a polia do alternador ao virabrequim.

Pin
Send
Share
Send