Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Vai precisar
Além da engrenagem mencionada, precisaremos de um pequeno segmento do tubo de aço e uma conexão de parafuso proporcional ao tamanho transversal do orifício de montagem da engrenagem de distribuição.
No trabalho, teremos que usar as seguintes ferramentas e equipamentos:
- torno e moedor;
- paquímetro;
- limas para metal com entalhe fino e áspero;
- torno de bancada e braçadeira;
- chave inglesa e martelo ajustáveis;
- soldagem a gás acetileno;
- um recipiente de água.
Procedimento para a fabricação de fresas para madeira de engrenagem de distribuição
Para excluir a batida da engrenagem durante o processamento em um torno, prendemos o tubo de metal no mandril e trituramos sua extremidade até o diâmetro do orifício de montagem da engrenagem.
Nós o instalamos na extremidade girada do tubo, pressionamos com o cabeçote móvel e processamos a face final da peça de trabalho.
Prosseguimos para a operação mais importante - cortando os dentes da engrenagem. Para fazer isso, ele deve ser fixado com segurança em um torno, o que não é fácil sem um suporte especial.
Não é difícil de fazer. Inserimos um parafuso adequado em diâmetro e comprimento no orifício da engrenagem, no outro lado da peça de trabalho, colocamos a arruela no parafuso e depois na luva e apertamos o conjunto com a porca usando uma chave inglesa.
Agora é possível fixar com segurança a engrenagem da peça de trabalho no suporte em um torno e cortar ranhuras da mesma profundidade em todas as cavidades da engrenagem com uma retificadora. Eles determinarão a altura dos dentes e o ângulo de afiação do futuro cortador.
Depois de cortar as ranhuras na peça de trabalho, desmontamos o suporte, removendo a porca e a bucha. Prendemos a haste do parafuso em um torno para que a engrenagem fique do lado e possa ser girada com uma chave em torno de um parafuso localizado horizontalmente.
Depois de definir o ângulo de afiação calculado, usamos um moedor para cortar os dentes de corte do futuro moinho na superfície final da engrenagem.
Depois de colocar a engrenagem com o parafuso sobre um torno de bancada, remova as rebarbas e dê aos dentes a forma final, primeiro com uma lima com um entalhe áspero e depois com um raso.
Mais uma vez, instalamos completamente o suporte na peça de engrenagem e usamos uma tocha de solda a gás-acetileno para aquecê-la até que a vermelhidão comece e depois a abaixamos drasticamente em um recipiente de água.
Verificamos a dureza do endurecimento e notamos que o metal não é suficientemente endurecido, pois pode ser processado com um arquivo com um pequeno entalhe.
Mais uma vez, aquecemos a peça de trabalho, mas a uma temperatura mais alta, e levamos o metal a um brilho vermelho brilhante, após o qual imergimos o moinho quase acabado em um recipiente com água para endurecer.
Retificamos um menor da manga do suporte para compensar o diâmetro do orifício de montagem do nosso cortador de 16 mm e o diâmetro do eixo do retificador de 14 mm.
Testando uma fresa de madeira caseira
Removemos o disco de corte do eixo do moedor, instalamos a bucha de fixação e nele - o moinho caseiro feito com as engrenagens de distribuição e fixamos tudo com uma porca de aperto.
Pressione firmemente uma seção da placa na mesa da bancada usando um grampo, ligue o moedor e verifique-o em marcha lenta sem carga. A ferramenta funciona sem problemas, nenhuma vibração é sentida.
Aumentamos a velocidade e começamos a fresar a superfície do painel. Imediatamente sentimos uma tensão perceptível nas mãos, o que indica que há uma grande remoção de madeira. Por conveniência e segurança, aparafusamos uma alça lateral no corpo da rebarbadora.
Se o trabalho à frente for delicado, o ângulo de afiar os dentes da fresa caseira precisa ser menor, para aumentar a produtividade, pelo contrário, é realizado mais.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send