Para um polimento conveniente e de alta qualidade de várias peças de metal com formato côncavo ou convexo, e até peças de trabalho, você pode usar um tambor de polimento de feltro feito em casa.
O próprio mestre produz o tambor a partir de compensado de baquelite, que, é claro, é mais caro que o compensado comum, mas difere em melhores características de resistência. O próprio mestre decidiu fazer fitas de polir a partir de feltro.
Primeiro, você precisa cortar dois tarugos de forma redonda a partir de compensado de baquelite, que o mestre cola para obter o tambor da espessura necessária.
Após a colagem, o tambor precisa ser ligado no torno. Além disso, no centro será necessário fazer um recesso e fazer um furo para o diâmetro do eixo do motor elétrico da máquina de esmeril. Todas essas operações são executadas em um torno.
Processo de fabricação de tambores de polimento
No estágio seguinte, em uma máquina de perfuração ou usando uma furadeira elétrica, é necessário fazer furos em toda a circunferência.
Em seguida, são cortadas as ranhuras para cartuchos de polimento. E para sua fixação, o mestre corta pedaços de uma barra de aço de diâmetro adequado. Você pode usar, por exemplo, eletrodos úmidos ou antigos, batendo-os no revestimento.
Em seguida, o mestre corta as tiras de feltro da largura desejada e as corta em pedaços do tamanho desejado. É melhor cortar o material com uma tesoura de costura, as comuns não conseguem lidar. Em seguida, eles são instalados nos slots do tambor e fixados com pedaços de barra de aço.
A principal vantagem deste tambor não é apenas a facilidade de fabricação, mas também a versatilidade. Em vez de cassetes de polimento de feltro, qualquer material pode ser usado: encerado duro, lixa, lã macia, etc.