Em quase todas as oficinas ou garagens, há um velho martelo morto, que foi herdado ou comprado em um mercado de pulgas. E, na maioria das vezes, o instrumento “com experiência”, que tem sido muito visto em sua vida, já cai nas mãos e não é prático para o trabalho.
No entanto, qualquer coisa pode ser restaurada, se desejado, e o martelo não é uma exceção. Muitos, com certeza, sabem que antes que os martelos fossem feitos de aço de boa qualidade, hoje eles valem seu peso em ouro. E mesmo que o instrumento não pareça muito bom, tudo pode ser corrigido.
Como reviver um velho martelo
Antes de tudo, será necessário substituir o cabo nativo, que há muito tempo secou e rachou. No estágio seguinte, lidamos com a cabeça do martelo - a trituramos para brilhar em uma retificadora. Depois, no atacante, fazemos dois cortes (longitudinal e transversal). Para isso, é melhor usar uma broca. Cole um pequeno ímã de neodímio no "sulco" transversal.
Para a fabricação de uma alça de martelo, é melhor escolher espécies de madeira como vigas de chifre, bétula, acácia ou bordo. Observe que o comprimento da alça depende diretamente do peso da cabeça. Ou seja, quanto mais pesado o próprio martelo, maior o comprimento da alça.
Para prender a alça ao martelo, é necessário um passador de aço com um parafuso com um diâmetro de 8 mm. Cortamos um pequeno pedaço da cavilha e fazemos um pequeno corte na tampa do parafuso. Em um cabo de madeira, perfuramos um orifício com um diâmetro de 8 mm para o comprimento do passador. No lado da alça, fazemos um furo para a porca do barril.
Na última etapa do trabalho, ajustamos a alça e pressionamos a cabeça do martelo nela. Em seguida, insira o passador com a porca na alça e aperte o parafuso. Para obter mais informações sobre como restaurar um martelo antigo com suas próprias mãos, consulte este vídeo.