Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Cedo ou tarde, um machado de madeira precisa ser trocado, uma vez que a cabeça metálica de um machado é mais forte que um cabo de madeira, mecanicamente e em oposição a fatores adversos externos.
Remoção do machado antigo
Para facilitar a remoção do machado antigo, é melhor cortá-lo quase imediatamente atrás da borda traseira da cabeça do machado. Para não mexer nas cunhas de madeira, é necessário perfurar o restante do machado com uma broca e, assim, enfraquecer sua aterrissagem. Agora resta apenas arrancar um pedaço de madeira, atingindo-o com um martelo com um martelo na frente.
É útil considerar a qualidade do bico de uma ferramenta antiga para a peça em relevo. A partir do traço restante, pode-se ver que foi realizado de acordo com todas as regras. A fixação da nova parte de madeira do machado deve ser exatamente igual.
Uma vez que, devido à umidade contida no elemento madeira, a abertura da cabeça pode ter vestígios de oxidação, que devem ser removidos com papel sanduíche de tamanho médio.
Bico do novo machado
Agora você pode avançar para o bico de um novo machado com ranhuras prontas para cunhas de expansão. Nós inserimos a alça na entrada no início apenas com a ajuda da força da mão aproximadamente 1/4 do comprimento do cavalo.
Em seguida, segurando o machado com o dossel com a cabeça abaixo, bata no martelo na extremidade superior quantas vezes for necessário, para que a extremidade inferior da alça deixe o orifício de aterrissagem na cabeça em cerca de 10 a 15 mm. Além disso, no processo de empacotamento, é necessário garantir que a cabeça do machado não se incline para um ou outro lado na direção longitudinal e com menos frequência na direção transversal.
Agora você precisa ter certeza de que a cabeça do machado está em seu lugar. Para fazer isso, desenhe uma linha na árvore ao longo da borda de saída do cavalo com um lápis e, novamente, várias vezes bata vigorosamente na borda livre da manivela com um martelo.
Se após golpes adicionais a cabeça permanecer no mesmo local, o bico poderá ser considerado completo. Caso contrário, o processo deve continuar até que as cabeças parem de se mover ao longo do machado.
A cunha deve ser feita da mesma espécie de madeira que o cabo. Em largura, deve ser igual ao tamanho longitudinal do furo, ter conicidade e espessura uniformes: no final de 3-5 mm, na base - cerca de 1/3 do tamanho transversal da alça.
Antes da instalação, a extremidade superior e a ranhura do machado, bem como a cunha de todos os lados, são lubrificadas generosamente com óleo de linhaça derretido até que a madeira deixe de absorvê-lo.
Para que a cunha não se quebre e, além disso, não se quebre, nós a martelamos na ranhura destinada a ela com golpes precisos de um martelo, usando como ponta um pedaço adequado de uma barra de madeira com faces paralelas. Além disso, a viga durante os impactos deve se sobrepor completamente à área da extremidade superior da cunha.
Assim que a cunha parar de entrar na ranhura, podemos assumir que ele tomou seu lugar. Zelo excessivo neste caso não é bem-vindo, pois pode levar à quebra da cunha.
Prendemos a alça no torno de um carpinteiro e cortamos o excesso do machado, que se projeta da saída da cabeça do machado, com uma parte da cunha, usando uma serra manual com dentes pequenos. Além disso, o corte deve ser feito recuando da borda do furo na cabeça em 5-7 mm. Este cinto será ouvido com o tempo e, juntamente com a cunha, evitará que a cabeça do machado deslize para fora da alça.
Dirigimos na diagonal mais perto do centro da seção de saída do machado da fábrica ou de uma cunha de metal feita em casa primeiro com um martelo e depois através de uma ponta de metal, para que fique nivelada com a extremidade da alça. Certamente, o novo machado durará com segurança não menos que o anterior.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send