Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Muitas vezes, antes de decorar algo, é necessário restaurar a superfície. Vamos falar sobre como fortalecer e alinhar o abajur de plástico para a decoração decorativa subsequente.
Restauração de abajur em decoupage
Uma vez que eu já fiz a restauração e a decoupage do abajur, o produto veio a mim com falhas muito menores do que agora. Além disso, a cor escura do motivo selecionado ocultava todas as irregularidades da luz. Mas um abajur é um objeto que transmite luz, por definição.
Recentemente, um abajur caiu em minhas mãos. Seu abajur tinha desenhos claros, ornamentos florais. Os proprietários conseguiram se cansar do desenho e, além disso, tudo tinha defeitos: linhas de uma caneta esferográfica desenhada por uma criança. Após uma inspeção mais minuciosa, tornou-se notável que em alguns lugares o plástico estourou.
Para decoupage este abajur, eu decidi levar motivos leves. A escolha recaiu sobre as delicadas tulipas no fundo de um ornamento de madeira, a vegetação e a ternura das flores me conquistaram.
Na cor de tons de cinza do guardanapo, olhei para as rendas de algodão (rendas) para processar a parte inferior do abajur.
Gostaria de falar mais sobre a restauração deste item interior.
Removendo o revestimento antigo
A perna da lâmpada é branca para que não caia tinta; cobrimos com jornais.
Antes de iniciar qualquer tipo de decoração, você deve entender que tipo de objeto é e do que é feito. Vi que o abajur em si era de plástico, quase transparente, e por cima estava coberto com tecido cortado de acordo com o padrão e firmemente colado à superfície.
Uma tentativa de clarear o tecido com peróxido de hidrogênio não levou a nada, apenas poeira e sujeira permaneceram no algodão.
Aconteceu que os desenhos foram impressos em tecido, o próprio plástico não tem padrão.
Além disso, ao aplicar guardanapos e pedaços de papel de parede antigo, percebi que as flores brilham de qualquer maneira.
Ficou claro que o tecido precisava ser removido. Seja apenas branco ou creme, pode-se tentar decoupage diretamente em cima.
Então, nos livramos do tecido antigo. Encontrei a costura e delicadamente comecei a separar o tecido da superfície em que é colado. De tempos em tempos, a cola perdia suas propriedades adesivas e o tecido se separava facilmente, mas não em todos os lugares.
Isso deve ser feito com muito cuidado: em vários lugares onde havia rachaduras, o abajur conseguiu estourar.
Eu estava pronto para concluir o trabalho e levar a coisa para onde ela pertence, ou seja, no lixo, mas o interesse pela criatividade dominou. Então, as rachaduras tiveram que ser restauradas.
Restauração, trabalho com rachaduras
Como na época anterior, iniciei a restauração por dentro (colando pequenas manchas) e pela frente (colando guardanapos brancos).
Da última vez, usei tinta branca em vez de uma cartilha: o abajur estava coberto com papel uniforme da mesma cor. Comecei a pintar plástico e agora.
E aqui está o que eu recebi quando acendi a lâmpada:
Todas as irregularidades, rachaduras e manchas eram perfeitamente visíveis à luz. Ficou claro que o guardanapo não os esconderia. Era necessário fazer alguma coisa. Alguns dias de reflexão levaram-me ao fato de que a tinta precisava ser lavada (é bom que não fosse à prova d'água).
Sob uma corrente de água morna, com muito cuidado, limpei toda a tinta com uma esponja, sem excluir uma rachadura. Os remendos foram todos lavados também. E o trabalho começou de novo.
Por algum tempo eu escolhi a massa (primer). A escolha foi feita na coleção "betume" resistente à umidade de acrilato da empresa de coleta: o fabricante promete que é ideal para revestimentos decorativos e o que é um motivo para guardanapo, se não um revestimento decorativo?
Continuei os experimentos de restauração, todos realizados com a lâmpada acesa, para avaliar o grau de transparência. As rachaduras do lado de dentro e da frente (se não côncavas) foram cobertas com várias camadas de fita adesiva (cortadas em pequenos quadrados e coladas, tentando evitar bolhas).
O segundo passo foi o primeiro revestimento primário da lâmpada. Primeiro, fechei grandes rachaduras e comecei a aplicar a composição em toda a superfície.
E então o problema: exatamente se deitou apenas em alguns lugares, em alguns lugares ficou mais grosso, em alguns - deixou entrar luz. Não me desesperei, apliquei a pasta e deixei secar por algumas horas. Após esse tempo, tentei lixar a superfície com uma lixa nº 60 e constatei que todos os solavancos são muito fáceis de alisar.
Depois que a primeira camada secou, eu (com a lâmpada acesa!) Comecei a aplicar o primer mais espesso e mais ousado, com movimentos largos, tentando garantir que a luz fosse transmitida uniformemente. Depois que a superfície secar, ela poderá ser polida e estará pronta para trabalhos futuros.
Depois que a parte principal secar, você poderá adicionar pastas nos locais em que pontos, rachaduras ou outros defeitos sejam visíveis. É conveniente fazer papelão, usando-o como uma espátula. Deixe secar novamente, ou você pode secá-lo com um secador de cabelo.
Aqui está o abajur depois de aplicar a massa e triturar a superfície:
Agora está claro que o motivo do tecido será claramente visível quando a lâmpada estiver ligada e desligada.
Coloração
Após a aplicação, apenas pintei o abajur com tinta cinza. Há outro pequeno segredo: eu tingir (adicionar cor) a tinta em aquarela regular. É claro que não o procuro com água, mas adiciono um pedaço de aquarela à tinta e misturo por um longo tempo até que a cor fique uniforme.
A cor deve ser experimentada no canto: está escuro? Se estiver escuro, adicione tinta branca e misture novamente.
Agora é muito simples: eu pinto com um pincel largo, alinhando a camada de tinta, se em alguns lugares houver uma textura na forma de pequenos arranhões, isso não é assustador nem interessante. Ainda é desejável pintar na direção escolhida (de cima para baixo ou em círculo).
Isso é tudo, agora o abajur está pronto para a decoração de qualquer maneira! Você pode realizar a decoupage ou usar fitas ou pintar com tintas acrílicas, causando o padrão selecionado.
Lírios macios: decoupage abajur
As donas de casa que amam e sabem como fazer pequenas coisas e itens de interior adoráveis com as próprias mãos terão interesse em aprender sobre um método de decoração como a decoupage. Esse é o design de qualquer superfície usando motivos coloridos de guardanapos de três camadas. De fato, às vezes existem padrões bonitos e brilhantes em servir guardanapos que alguém gostaria de transferir, por exemplo, para um abajur. Esse candeeiro de mesa ficará bem no quarto e na sala de estar, e os motivos de decoupage podem ser escolhidos de acordo com o interior geral da sala.
Na parte anterior do artigo, já examinamos em detalhes as etapas de preparação da superfície para decoração. Vamos resumir.
A tinta não é adequada como primer e a restauração com guardanapos brancos não é adequada, pois é visível através de plástico. Cobrimos as rachaduras por dentro com fita adesiva transparente e depois a massa (primer) na superfície, que foi polida por um longo tempo com a lixa nº 60.
O próximo passo será um tratamento completo de pequenas rachaduras e irregularidades com esta pasta.
Após o lixamento, aplique duas demãos de tinta, e nosso abajur após a secagem estará pronto para a decoração.
Preparação e decoupage de guardanapos
Depois que a superfície secar e estiver pronta para a decoração, você precisará escolher e preparar guardanapos. A qualidade da imagem afeta muito a aparência final da coisa que está sendo elaborada.
Recomendações para a escolha de guardanapos:
lenços de três camadas são melhores que duas camadas;
escolher motivos levando em consideração o fato de que eles precisarão ser cortados, ou seja, sem pequenos detalhes;
quanto mais brilhantes as cores, melhor, não ficam guardanapos muito claros e escuros.
Antes de começar a decorar a lâmpada, separe a camada colorida do guardanapo, passe as dobras do lado errado com um ferro. Depois disso, corte os motivos.
Atenção! Você pode primeiro cortar os motivos, depois separar as camadas e só depois passar a ferro. Escolha uma opção conveniente.
Como cola, espalhe a cola do papel de parede um pouco mais fina do que para colar nas paredes.
Pense na composição: prenda os guardanapos no abajur, imagine o produto acabado. Se uma solução for encontrada e uma ideia aparecer, você poderá prosseguir para a decoupage.
Aplique cola com um pincel largo no local onde o motivo estará. Em seguida, prenda o motivo com o lado colorido para cima, tentando prendê-lo no meio e depois alise as bordas. Se tudo for feito corretamente, o guardanapo irá para a cama uniformemente, você só precisará ajudá-lo um pouco. Este papel é muito fino e você precisa manuseá-lo delicadamente. Podemos dizer que não há espaço para erro.
Cubra gradualmente com motivos toda a superfície ou parte dela, de acordo com a sua ideia. Dependendo do motivo, a figura precisa ser combinada no todo ou em parte. Alguns padrões não exigem uma correspondência.
Neste exemplo, comecei a preencher a superfície de cima para baixo: primeiro - um fundo cinza com motivos de árvores, abaixo - flores e ainda mais baixos - também motivos florais. Acontece algo como um canteiro de lírios.
O padrão resultante pode realmente ser visto somente após a secagem. Ao mesmo tempo, é possível e até necessário secá-lo com um secador de cabelo, pois ao mesmo tempo você ainda pode eliminar pequenas irregularidades e outros defeitos. Ligue a lâmpada e veja o que acontece.
Toques finais
Decore (cole) a parte superior da lâmpada.
Veja a figura resultante: talvez exija algum tipo de elemento para ser desenhado. Nesse caso, marquei com um simples lápis as flores que caíam sobre um fundo claro.
Uma camada de cola de papel de parede transparente servirá como verniz. Seca em algumas horas.
Para segurar a parte inferior da lâmpada, peguei uma fita cinza que combina com o estilo. Eu o coloco em algumas gotas de cola de uma pistola de cola.
Como acorde final, coloquei flores têxteis no cruzamento.
Portanto, agora você pode remover o revestimento protetor do pé da lâmpada, limpe-o com uma flanela e tire a foto final.
App
Lista de materiais necessários para este trabalho:
1. Abajur.
2. Primário ou massa de vidraceiro indicando: "sob o revestimento decorativo".
3. Lixa.
4. escovas.
5. Tintas aquarela.
6. tinta branca à prova d'água.
7. Guardanapos com motivos adequados.
8. A trança.
9. Tesoura.
10. pistola de cola.
11. fita adesiva.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send