Como fazer um cortador de anel de vidro

Pin
Send
Share
Send

Os furos no vidro são cortados com ferramentas especiais: brocas, escareadores, coroas, algumas delas com spray de diamante. Às vezes, você precisa fazer um ou mais furos no vidro. Para não fazer uma compra cara, você pode fazer o cortador de vidro com materiais comuns, peças antigas e montagens. Além disso, pequenos orifícios e significativos em diâmetro são perfurados com produtos caseiros.

Os produtos caseiros para fazer orifícios no vidro diferem no design e nos materiais utilizados. Vamos considerar ferramentas nas quais a função principal é composta por um nó de cobre. A questão pode surgir: por que esse material? O motivo é simples: o cobre é macio e dúctil, e partículas de corindo ou pasta abrasiva penetram facilmente nele e, quando giradas, removem o material de vidro, quando necessário.
Obviamente, o desempenho de uma ferramenta caseira será menor que o de uma coroa de diamante. A experiência mostra que, independentemente do tamanho do furo, levará cerca de 7 ± 0,5 minutos para cortá-lo em vidro com uma espessura de 5 mm.
Do que você precisa para trabalhar?

Ferramentas e materiais


Esta é uma lista de ferramentas e materiais básicos para perfuração de vidro:
  • furadeira ou furadeira elétrica;
  • tira de cobre;
  • braçadeiras de metal sem-fim;
  • coroa em segunda mão;
  • abrasivo sob a forma de alumina;
  • pasta para moagem em válvulas;
  • plasticina.

Fazendo um cortador de vidro caseiro


Existem muitas opções para perfuração de vidro. Por exemplo, o mandril de uma retificadora de tambores, um cilindro de madeira com um parafuso parafusado, etc. será adequado.Vamos considerar duas versões usando uma tira de cobre como base de uma ferramenta para cortar orifícios redondos em vidro.
Número da versão 1. Como unidade de formação, pegamos uma coroa de anel de 30 mm e a enrolamos com uma tira de cobre 50 × 300 × 0,15 mm em várias camadas e fixamos no meio com uma braçadeira de mangueira helicoidal.

Antes de finalmente apertar o grampo, o enrolamento de cobre deve ser movido para baixo, para que os dentes da coroa não toquem no vidro durante a rotação durante a perfuração e não o danifiquem.
Você pode modificar ligeiramente a versão anterior se remover os dentes da coroa na roda de esmeril e envolvê-la com uma camada de uma folha de cobre com 1 mm de espessura.
Número da versão 2. Para não mexer na tira de cobre, você pode usar o produto cilíndrico de cobre acabado, por exemplo, uma tampa com um diâmetro de 20 mm.

Para fixar o suporte na parte inferior, faça um furo no centro, insira o parafuso M6 do comprimento necessário por dentro e aperte a porca do lado de fora, colocando uma arruela de gravação por baixo.

O processo de abertura de furos no vidro


Trabalhar com vidro requer precisão e atenção devido à combinação de dureza e fragilidade. As ferramentas criadas por nós não cortam vidro, mas apenas ativam o ambiente projetado para remover suas partículas.

As partículas abrasivas na forma de alumina ou pasta para moagem nas válvulas são diluídas com água, que remove simultaneamente pequenos detritos e lascas de vidro e também a resfria com a ferramenta.
A este respeito, existe uma dificuldade associada à retenção da composição abrasiva diluída com água na zona de perfuração. Para fazer isso, em volta do vidro é necessário fazer uma cerca de barragem anular feita de plasticina.

O que usar: óxido de alumínio (barato, mas funciona pior) ou um composto para retificação de válvulas (caro, mas corta efetivamente), todos decidem por si mesmos, com base nessas e em outras circunstâncias.

Sumário


Perfurar vidro com as duas ferramentas correu bem. Temia-se que o fino enrolamento de cobre não resistisse à carga e perdesse sua integridade. A inspeção do produto caseiro após a conclusão do trabalho mostrou realmente a presença de alguma trituração e deformação, mas isso não impediu a obtenção de um resultado positivo.

É provável que nossas ferramentas sejam adequadas para perfuração e vidro encaracolado se for encontrada uma maneira de manter a mistura de resfriamento abrasivo na zona de perfuração. Em vez de água, para dar ao processo mais "suavidade", você pode usar querosene ou aguarrás.
O uso de uma furadeira é preferível a uma furadeira elétrica, pois há problemas em mantê-la em uma posição estritamente vertical. Qualquer desvio para o lado quebrará o vidro.



Artigo original em inglês

Pin
Send
Share
Send